Educação patrimonial e fotografia: o Projeto Clic@r Itapina e o resgate da memória local.

Autores

  • André Malverdes Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-5107-3950
  • Anderson Gomes Barbosa Arquivista do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - TCE-ES Mestrado em Gestão Pública (Fucape)

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16948

Resumo

Analisa as ações de educação patrimonial utilizando fotografias de acervos pessoais, como linguagem artística, para expressar as manifestações culturais de uma comunidade, com o objetivo de verificar sua relação com o sentimento de pertencimento à história local e com a valorização do seu patrimônio cultural. A abordagem do problema se deu por meio de pesquisa quantitativa (instrumentos estatísticos) e qualitativa, utilizando-se a dedução como método de investigação para avaliar a efetividade das ações para a sociedade. Apurou-se que a oficina de educação patrimonial apresentou conteúdo relevante e que seus produtos causaram impactos socioculturais positivos. Concluiu-se que a metodologia de educação patrimonial aplicada pela equipe do projeto Clic@r Itapina foi eficiente para o propósito de despertar o sentimento de pertencimento e foi uma forma de valorizar a cultura local. A hipótese também foi confirmada, pois quanto mais se disponibilizou o acesso às fotografias, mais sentimentos afetivos foram despertados, trazendo boas lembranças. Em análise final, verificou-se que o conteúdo informacional das fotografias remete ao sentimento de pertencimento e à valorização do patrimônio cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Malverdes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ciência da Informação (Unb)

Mestrado em História Social (UFES)

Arquivista e Historiador

Anderson Gomes Barbosa, Arquivista do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - TCE-ES Mestrado em Gestão Pública (Fucape)

Analista Administrativo - Arquivista do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - TCE-ES; ocupou o cargo de Especialista em Desenvolvimento Humano e Social - Arquivista, lotado no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - APEES (2011-2014); é pós-graduado com os títulos de Especialista em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES; é graduado com o título de Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; é autor do livro Arquivologia para Concursos: Teoria, Legislação e Questões; é professor de cursos preparatórios para concursos do Centro de Evolução Profissional (CEP); atuou como professor do curso de Auxiliar de Arquivo no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Campus Viana); é pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq Archivum - Gestão do patrimônio documental: arquivo, memória e conhecimento

Downloads

Publicado

04-02-2019

Como Citar

Malverdes, A., & Barbosa, A. G. (2019). Educação patrimonial e fotografia: o Projeto Clic@r Itapina e o resgate da memória local. Revista Guará, 6(10). https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16948

Edição

Seção

Artigos