A extensão universitária como aliada na detecção precoce do Câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.19648Resumo
Relato de experiência resultado da atividade de extensão que deu início as atividades do Outubro Rosa no ano de 2017. Os objetivos foram estimular mulheres para prática do auto exame da mama, realizar encaminhamento à atendimento ginecológico e exames mamográficos para identificação precoce do câncer de mama. A detecção precoce do câncer de mama e a qualidade no tratamento reduz a mortalidade de mulheres. Para o diagnóstico precoce, tem-se o exame clínico das mamas e a mamografia. As ações educativas dão suporte ao rastreamento da patologia. Nessa perspectiva, docentes e discentes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana e integrantes do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Saúde da Mulher em uma ação extensionista, desenvolveram estratégias para a realização do exame clínico das mamas em mulheres do município de Santo Estevão-Bahia. As participantes tinham entre 16 a 75 anos e 70% destas nunca tinham realizado exame clínico das mamas, 67,5% nunca realizaram mamografia; 15% das mulheres tinham nódulos palpáveis nas mamas. Acolher a mulher de forma atentiva, representa uma estratégia que pode garantir a adesão da mesma aos exames de diagnóstico precoce, ampliar seus conhecimentos, além da contribuição social da Universidade Pública a esta população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).