Ciência Nossa de Cada Dia: divulgando a ciência por meio de experimentos
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.20580Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão com experimentação, realizado na cidade de Diamantina, Minas Gerais, nos anos de 2016-2017. O projeto foi operacionalizado por meio de experimentos práticos com o objetivo de incentivar o interesse dos alunos e complementar com atividades experimentais as disciplinas de Física, Química e Biologia no processo de ensino aprendizagem. Teve como público alvo discentes do ensino médio – 1º ao 3º ano – e contou com a participação de 662(seiscentos e sessenta e dois) alunos oriundos das Escolas Estaduais Ayna Torres e Gabriel Mandacaru localizadas na cidade de Diamantina e a Escola Estadual Joviano de Aguiar localizada na cidade de Gouveia, ambas no norte de Minas Gerais. Os resultados apresentam a importância das atividades experimentais para o ensino e aprendizagem de ciências que despertaram a atenção dos alunos, estimulando-os a adotar atitudes críticas diante dos problemas, capazes de desenvolver a capacidade de compreender alguns fenômenos presentes em seu dia a dia e incentivando-os a utilizar esse instrumento para a construção e transmissão de saberes, além de possibilitar a aproximação universidade-comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).