ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO: UMA OPORTUNIDADE PARA O CUIDADO NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21161Resumo
Introdução: No intuito de promover uma assistência pré-natal adequada, o Ministério da Saúde tem elaborado manuais voltados à essa temática desde 1986, atualizando-os até sua última edição em 2012. Entretanto, observa-se nesses materiais um conteúdo incipiente, no que se refere à abordagem de temas voltados à alimentação, o que pode limitar o acesso à essas informações nos serviços de assistência pré-natal. Objetivo: caracterizar um serviço de assistência ao pré-natal de alto risco, no que se refere à abordagem de temas relativos a alimentação/nutrição. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, que por meio de uma revisão bibliográfica, verificou qual o volume e qualidade de informações referentes à alimentação/nutrição estavam disponíveis nos materiais dedicados ao pré-natal, para os profissionais de saúde. Além disso, foram observadas as rotinas de trabalho e atendimentos dos profissionais de saúde que atuam neste serviço. Resultados: A amostra foi composta por 55 gestantes atendidas pelo serviço de assistência ao pré-natal de alto risco. Conclusão: O principal achado deste estudo revelou que a abordagem de temas relativos à alimentação/nutrição estava ausente em grande parte dos atendimentos prestados às gestantes.
Palavras-chaves: Nutrição pré-natal, cuidados pré-natal, gravidez de alto risco, saúde da mulher
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).