Contribuições da Iniciativa Conjunta para Promoção da Abordagem da Saúde Única na formação profissional e comunitária para o enfrentamento da pandemia de COVID-19

Autores

  • Creuza Rachel Vicente Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Abou Mourad Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Natalia de Oliveira Freitas Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38256

Palavras-chave:

saúde única; interdisciplinar; pandemia; educação; COVID-19.

Resumo

A abordagem de Saúde Única integra diversas esferas profissionais com o intuito de solucionar problemas envolvendo a saúde humana, animal e ambiental, sendo importante para a prevenção de pandemias, como a da Covid-19. Este relato de experiência descreve como nosso projeto de extensão em Saúde Única teve impacto positivo na continuidade das atividades universitárias durante a pandemia de Covid-19, e na promoção de conhecimento para a comunidade em geral. Tendo em vista o contexto do isolamento social, todas as atividades foram realizadas de forma virtual. As tarefas, iniciadas em agosto de 2020, foram: (i) webinars e grupos de estudo com professores, profissionais da saúde e alunos da graduação e pós-graduação; (ii) curso internacional envolvendo profissionais e alunos do Brasil, Alemanha, Moçambique e Kosovo; e (iii) divulgação de conteúdo educativo nas redes sociais. Até o momento, foram realizados oito webinars; dez grupos de estudo para discussão de temas atuais; produção de mais de 70 conteúdos em redes sociais e duas edições do curso internacional em Saúde Única. O presente projeto mostrou-se bem-sucedido ao unir e capacitar uma gama de profissionais de diferentes áreas de atuação, estados e países, e a difundir a abordagem da Saúde Única para a população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-04-2023

Como Citar

Vicente, C. R., Abou Mourad Ferreira, M., & de Oliveira Freitas, N. (2023). Contribuições da Iniciativa Conjunta para Promoção da Abordagem da Saúde Única na formação profissional e comunitária para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Revista Guará, 1(15). https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38256

Edição

Seção

Artigos