Tradução e conhecimento em tempos de pandemia de COVID-19 em comunidade quilombola
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38257Palavras-chave:
Infecções por coronavírus; educação em saúde; controle das doenças transmissíveis; grupo com ancestrais provenientes do continente africano.Resumo
OBJETIVO: Ilustrar a tradução do conhecimento no formato de material educativo em saúde realizado em tempos de pandemia para as comunidades Quilombolas. METODOLOGIA: Estudo qualitativo e bibliográfico, desenvolvido nas etapas: 1) Levantamento dos conteúdos científicos sobre o COVID-19 pela pesquisa bibliográfica; 2) Produção de cartilha com informação sobre contágio, disseminação e como se prevenir do COVID-19 na comunidade Quilombola, considerando componentes étnico-raciais-geográficos; e 3) Entrega da cartilha à Secretaria Municipal de Saúde para distribuição nas Unidades de Saúde que possuem comunidades Quilombolas em seu território. RESULTADOS: A revisão bibliográfica contribuiu cientificamente para levantamento dos temas para a composição da cartilha. Após foi elaborado storyboard onde foram definidas as ilustrações, o conteúdo textual e a linguagem utilizada. Contratou-se uma empresa que ilustrou e diagramou o produto final intitulado: “Comunidade quilombola em foco: na prevenção do contágio e disseminação do Coronavírus”. A entrega de 680 exemplares impressos da cartilha foi realizada à Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus. CONCLUSÃO: Esse estudo foi desenvolvido aplicando o pilar da universidade: (ensino-pesquisa-extensão), que impactou diretamente na formação de estudantes de graduação e culminou na produção de tecnologia educativa contendo conteúdo com problema social urgente e atual, contribuindo na inclusão de grupos sociais em situação de vulnerabilidade.
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