Ensino remoto de Inglês na Amazônia durante a Pandemia da COVID-19
relato de experiência do projeto de extensão universitária “Inglês no Campus”
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38266Resumo
Este artigo relata a experiência no projeto de extensão “Inglês no Campus”, cuja principal ação foi a oferta de um minicurso de inglês básico na modalidade remota. Entre as bases teóricas do projeto estão a Abordagem Comunicativa, Aprendizagem de Línguas baseada em Tarefas, a Pedagogia Crítica Freireana e a Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (Content and Language Integrated Learning). A equipe do projeto foi composta por três docentes e nove licenciandos voluntários do Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A análise dos dados gerados mostrou uma satisfação dos alunos com as aulas do minicurso. Já os voluntários consideram que as experiências teórico-práticas possibilitaram aprendizagens relacionadas ao ensino remoto, além de despertar uma postura reflexiva acerca do ensino e da aprendizagem da língua inglesa. Conclui-se, assim, que a execução do projeto apresentou importantes desafios relativos ao ensino e aprendizagem na modalidade remota em contexto pandêmico, ao mesmo tempo em que pôde contribuir para a formação inicial de professores de inglês, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais no ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).