Ensino remoto de Inglês na Amazônia durante a Pandemia da COVID-19

relato de experiência do projeto de extensão universitária “Inglês no Campus”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38266

Resumo

Este artigo relata a experiência no projeto de extensão “Inglês no Campus”, cuja principal ação foi a oferta de um minicurso de inglês básico na modalidade remota. Entre as bases teóricas do projeto estão a Abordagem Comunicativa, Aprendizagem de Línguas baseada em Tarefas, a Pedagogia Crítica Freireana e a Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (Content and Language Integrated Learning). A equipe do projeto foi composta por três docentes e nove licenciandos voluntários do Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A análise dos dados gerados mostrou uma satisfação dos alunos com as aulas do minicurso. Já os voluntários consideram que as experiências teóri­co-práticas possibilitaram aprendizagens relacionadas ao ensino remoto, além de despertar uma postura reflexiva acerca do ensino e da aprendizagem da língua inglesa. Conclui-se, assim, que a execução do projeto apresentou importantes desafios relativos ao en­sino e aprendizagem na modalidade remota em contexto pandêmico, ao mesmo tempo em que pôde contribuir para a formação inicial de professores de inglês, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Diniz, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licencianda do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Elder Koei Itikawa Tanaka, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Katia Lais Schwade de Jesus Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Paola Piovezan Ferro, Universidade Federal do Oesteo do Par´á/Universidade de São Paulo

Professora do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. Doutoranda no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo.

Silvia Cristina Barros de Souza Hall, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Pereira Diniz, F. ., Itikawa Tanaka, E. K., Schwade de Jesus Oliveira, K. L., Piovezan Ferro, P. ., & Barros de Souza Hall, S. C. (2022). Ensino remoto de Inglês na Amazônia durante a Pandemia da COVID-19: relato de experiência do projeto de extensão universitária “Inglês no Campus”. Revista Guará, 1(14). https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38266

Edição

Seção

Artigos