Diálogos LAGEBES

Contribuições para a educação capixaba no contexto da covid-19

Autores

  • Thaciana Lopes de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thalia Campos de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorrainy Ferrari Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gilda Cardoso de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38280

Palavras-chave:

Pandemia, Extensão, Educação

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições da ação de exten­são Diálogos Lagebes para a educação, tendo como aporte me­todológico a pesquisa-ação de Thiollent (2005). Diante das in­certezas da pandemia de Covid-19, o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes) realizou sete lives na plataforma YouTube para dialogar com professores, pais, es­tudantes e gestores, bem como a sociedade, sobre as implica­ções do retorno presencial, medidas de segurança e condições de trabalho. As considerações finais indicam que a realização do Diálogos Lagebes ampliou seu papel social como atividade de extensão, fortalecendo o eixo do tripé de pesquisa, ensino e extensão da universidade. Além disso, promoveu abrangen­te diálogo com criticidade sobre as condições de infraestrutura das escolas públicas do Estado do Espírito Santo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COUZEMENCO, Fernanda. Cada um por si no retorno do ensino superior a partir de 14 de setembro. Século Diário. 2020. Disponível em: >https://www.seculodiario.com.br/educacao/cada-um-por-si-no-retorno-do-ensino-superior-a-partir-de-14-de- setembro<. Acesso em 20 de maio de 2022.

DINIZ, Carolina. Escolas particulares de Manaus retomam aulas presenciais com estudantes sem sapatos, escudo facial e rodízio de alunos. G1. 2020. Disponível em: >https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/07/17/escolas-particulares-de-manaus-retomam-aulas-presenciais-com-estudantes-sem-sapatos-escudo-facial-e-rodizio-de-alunos.ghtml>. Acesso em 25 de maio de 2022.

ESPÍRITO SANTO. Decreto n° 4740-R, de 29 de setembro de 2020. Altera o Decreto nº 4.636-R, de 19 de abril de 2020, e dá outras providências. Disponível em: <https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/EscoLAR/diario_oficial_2020-09-29_completo%20(1).pdf>. Acesso em: 19 de maio de 2020.

GOMES, Piffero Cesar Caio. O papel social da Universidade. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária: A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade. Florianópolis, Santa Catarina. 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131807>. Acesso em 19 de maio de 2022

PRIMEIRO caso confirmado de Covid-19 no Brasil ocorreu em SP e completa seis meses nesta quarta. G1. Disponível em: >https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/primeiro-caso-confirmado-de-covid-19-no-brasil-ocorreu-em-sp-e-completa-seis-meses-nesta-quarta.ghtml<. 2020. Acesso em 20 de maio de 2022.

SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao>. Acesso em: 19 de maio de 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 14° edição. São Paulo: Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOPES DE ALMEIDA, Thaciana; CAMPOS DE OLIVEIRA, Thalia; FERRARI, Lorrainy; CARDOSO DE ARAUJO, Gilda. Diálogos LAGEBES: Contribuições para a educação capixaba no contexto da covid-19. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 51–62, 2022. DOI: 10.30712/guara.v1i14.38280. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/38280. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 255

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.