Interface do ensino de idiomas estrangeiros e extensão universitária no contexto da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38291Palavras-chave:
extensão universitária; COVID-19; comunicação; ensino de idiomas; isolamento social.Resumo
Este artigo trata de um relato de experiência sobre um projeto de extensão intitulado “Núcleo de Conversação de Idiomas do CAP” durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Alto Paraopeba, que desde 2014 promove práticas para democratizar o conhecimento de línguas estrangeiras, por meio de atividades culturais e de ensino, sensibilizando a sociedade para a necessidade de aprendizagem de uma segunda língua e para a internacionalização. No período descrito, foi observado um crescimento no número de cursos e de turmas ofertados, além do aumento da equipe do projeto e de inscritos nos processos seletivos, perfazendo um aumento de 533,75% no número de inscritos, se comparado o edital de 2020.1 e o de 2022.1. O objetivo do artigo é investigar o impacto da oferta de cursos de idiomas. Analisando os dados coletados de cada edital, foi possível observar que essas ações trouxeram visibilidade ao projeto e, também, à UFSJ, tornando possível a participação de pessoas de outras Universidades e diversos estados do Brasil, cumprindo com o papel da extensão de difusão do conhecimento.
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