Interface do ensino de idiomas estrangeiros e extensão universitária no contexto da pandemia de COVID-19

Autores

  • Jorge David Aguiar Bellido Universidade Federal de São João del-Rei
  • Bárbara Filomena da Silva Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Henrique dos Santos Gomes Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Flaviana Pena Natividade Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38291

Palavras-chave:

extensão universitária; COVID-19; comunicação; ensino de idiomas; isolamento social.

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência sobre um projeto de extensão intitulado “Núcleo de Conversação de Idiomas do CAP” durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Alto Paraopeba, que desde 2014 promove práticas para democratizar o conhecimento de línguas estrangeiras, por meio de atividades culturais e de ensino, sensibilizando a sociedade para a necessidade de aprendizagem de uma segunda língua e para a internacionalização. No período descrito, foi observado um crescimento no número de cursos e de turmas ofertados, além do aumento da equipe do projeto e de inscritos nos processos seletivos, perfazendo um aumento de 533,75% no número de inscritos, se comparado o edital de 2020.1 e o de 2022.1. O objetivo do artigo é investigar o impacto da oferta de cursos de idiomas. Analisando os dados coletados de cada edital, foi possível observar que essas ações trouxeram visibilidade ao projeto e, também, à UFSJ, tornando possível a participação de pessoas de outras Universidades e diversos estados do Brasil, cumprindo com o papel da extensão de difusão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-04-2023

Como Citar

Aguiar Bellido, J. D., da Silva, B. F., dos Santos Gomes, H., & Pena Natividade , F. . (2023). Interface do ensino de idiomas estrangeiros e extensão universitária no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Guará, 1(15). https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38291

Edição

Seção

Artigos