Ações sociais desenvolvidas com famílias de estudantes da rede pública de ensino na região do Caparaó
Social actions developed with families of students from the public school system in the Caparaó region
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.38387Resumo
O Brasil foi um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19 e, com isso, uma série de medidas de biossegurança foram implementadas para diminuir a exposição ao novo coronavírus. Entre as medidas, destaca-se o distanciamento social que ocasionou o fechamento das escolas e a interrupção do acesso às refeições, que afetou diretamente as crianças e adolescentes de famílias com menor poder aquisitivo. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações de extensão desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, realizadas em 5 municípios da região do Caparaó, a saber: Alegre, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama e São José do Calçado. Aplicou-se um questionário para obtenção de informações sobre o perfil das famílias assistidas pelo projeto e, posteriormente, realizou-se a campanha de conscientização socioeducativa, com o auxílio de uma cartilha e um infográfico, elaborados pelos parceiros do projeto antes da entrega da cesta básica e do kit de prevenção à Covid-19 para a família. As ações sociais possibilitaram atender um total de 72 famílias e cerca de 347 pessoas. O projeto de extensão teve impacto social positivo e possibilitou uma rede de solidariedade entre universidade e comunidade, que contribuiu com a ampliação de conhecimento e transmissão de informações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).