Ações sociais desenvolvidas com famílias de estudantes da rede pública de ensino na região do Caparaó

Social actions developed with families of students from the public school system in the Caparaó region

Autores

  • Camila Aparecida da Silva Martins Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (UFES/CCAE)
  • Gracieli UFES
  • Ariany UFES
  • Damaris UFES
  • Fernanda UFES
  • Robson UFES
  • Carina UFES
  • Dayana UFES

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.38387

Resumo

O Brasil foi um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19 e, com isso, uma série de medidas de biossegurança foram implementadas para diminuir a exposição ao novo coronavírus. Entre as medidas, destaca-se o distanciamento social que ocasionou o fechamento das escolas e a interrupção do acesso às refeições, que afetou diretamente as crianças e adolescentes de famílias com menor poder aquisitivo. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações de extensão desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, realizadas em 5 municípios da região do Caparaó, a saber: Alegre, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama e São José do Calçado. Aplicou-se um questionário para obtenção de informações sobre o perfil das famílias assistidas pelo projeto e, posteriormente, realizou-se a campanha de conscientização socioeducativa, com o auxílio de uma cartilha e um infográfico, elaborados pelos parceiros do projeto antes da entrega da cesta básica e do kit de prevenção à Covid-19 para a família. As ações sociais possibilitaram atender um total de 72 famílias e cerca de 347 pessoas. O projeto de extensão teve impacto social positivo e possibilitou uma rede de solidariedade entre universidade e comunidade, que contribuiu com a ampliação de conhecimento e transmissão de informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Aparecida da Silva Martins, Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (UFES/CCAE)

Engenheira Agrônoma, Especialista em Educação Ambiental, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Produção Vegetal e Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, lotada no Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da UFES (Campus de Alegre), que atua nas áreas de agronomia, engenharia agrícola e educação ambiental, a nível de ensino, pesquisa e extensão.

Gracieli, UFES

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, ex-bolsista do Projeto de extensão.

Ariany, UFES

Engenheira Química pela Faculdade de Aracruz, Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Damaris , UFES

Química Industrial e Licenciada pela UFOP e Mestre e Doutora em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (UFOP-UEMG).

Fernanda, UFES

Engenheira Química pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia.

Robson, UFES

Engenheiro Químico pela Faculdade de Aracruz, Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do São Carlos.

Carina, UFES

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal do Espírito Santo. Atual bolsista do projeto de extensão.

Dayana, UFES

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal do Espírito Santo. 

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

da Silva Martins, C. A., Lorenzoni Marotto, G., Binda Silva Costa, A. ., Guimarães, D. ., Falqueto Salvador, F., Costa de Sousa, R., … Silva de Mattos, D. (2024). Ações sociais desenvolvidas com famílias de estudantes da rede pública de ensino na região do Caparaó: Social actions developed with families of students from the public school system in the Caparaó region. Revista Guará, 1(17). https://doi.org/10.30712/guara.v1i17.38387

Edição

Seção

Artigos