Promoção de Fonoaudiologia Educacional no enfrentamento da pandemia COVID-19 na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vila Velha
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38388Palavras-chave:
programa de Saúde na Escola; serviços de Saúde Escolar; Saúde Pública; fonoaudiologia; Covid-19.Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) propicia ações de integração entre Saúde e Educação. A pandemia da COVID-19 impactou o sistema de ensino, pelas necessidades de readaptações no processo de ensino e de aprendizagem. A partir da demanda da equipe de fonoaudiólogas do PSE da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), elaborou-se este projeto com objetivo geral de promover a fonoaudiologia educacional, com estratégias remotas de prevenção e intervenção nos processos de comunicação e de aprendizagem da leitura e da escrita. Os principais resultados obtidos foram: formação continuada dos professores; elaboração e compartilhamento de materiais informativos e educativos, nas temáticas sobre saúde e educação, relacionados ao processo de enfrentamento das consequências da pandemia COVID-19 no sistema de ensino e de aprendizagem. Os indicadores avaliados pelo levantamento de demandas, o apoio e acompanhamento da gestão local e as avaliações durante o processo mostraram novas perspectivas dos educadores, diante de atuais realidades das temáticas expostas. Conclui-se que as atividades realizadas tiveram impacto positivo para a educação pública do município, a partir de novos posicionamentos dos professores, com olhar para as competências do estudante conforme possibilidades do contexto econômico, político e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).