Promoção de Fonoaudiologia Educacional no enfrentamento da pandemia COVID-19 na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vila Velha

Autores

  • João Ricardo Ferreira Santos UFES
  • Igor Mapa Silva UFES
  • Bianca de Souza Conceição UFES
  • Eduarda Biancardi Carneiro
  • Ellen Rafaela dos Santos Gomes UFES
  • Karina Soares Pontes
  • Alessandra Brunoro Motta Loss UFES
  • Carolina Fiorin Anhoque Comarela UFES
  • Guiomar Silva de Albuquerque UFES
  • Liliane Perroud Miller UFES
  • Aline Neves Pessoa Almeida UFES
  • Andréa Alves Maia UFES

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38388

Palavras-chave:

programa de Saúde na Escola; serviços de Saúde Escolar; Saúde Pública; fonoaudiologia; Covid-19.

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) propicia ações de integração entre Saúde e Educação. A pandemia da COVID-19 impactou o sistema de ensino, pelas necessidades de readaptações no processo de ensino e de aprendizagem. A partir da demanda da equipe de fonoaudiólogas do PSE da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), elaborou-se este projeto com objetivo geral de promover a fonoaudiologia educacional, com estratégias remotas de prevenção e intervenção nos processos de comunicação e de aprendizagem da leitura e da escrita. Os principais resultados obtidos foram: formação continuada dos professores; elaboração e compartilhamento de materiais informativos e educativos, nas temáticas sobre saúde e educação, relacionados ao processo de enfrentamento das consequências da pandemia COVID-19 no sistema de ensino e de aprendizagem. Os indicadores avaliados pelo levantamento de demandas, o apoio e acompanhamento da gestão local e as avaliações durante o processo mostraram novas perspectivas dos educadores, diante de atuais realidades das temáticas expostas. Conclui-se que as atividades realizadas tiveram impacto positivo para a educação pública do município, a partir de novos posicionamentos dos professores, com olhar para as competências do estudante conforme possibilidades do contexto econômico, político e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Mapa Silva, UFES

Graduando em Fonoaudiologia UFES

Ellen Rafaela dos Santos Gomes, UFES

Graduanda em Fonoaudiologia UFES

Alessandra Brunoro Motta Loss, UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia - Hospital Universitário/HUCAM - Centro Ciências da Saúde-CCS.

Carolina Fiorin Anhoque Comarela, UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia - Hospital Universitário/HUCAM - Centro Ciências da Saúde-CCS.

Guiomar Silva de Albuquerque, UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia - Hospital Universitário/HUCAM - Centro Ciências da Saúde-CCS.

Liliane Perroud Miller, UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia - Hospital Universitário/HUCAM - Centro Ciências da Saúde-CCS.

Aline Neves Pessoa Almeida, UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia - Hospital Universitário/HUCAM - Centro Ciências da Saúde-CCS.

Andréa Alves Maia, UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia - Hospital Universitário/HUCAM - Centro Ciências da Saúde-CCS.

Downloads

Publicado

11-04-2023

Como Citar

Ferreira Santos, J. R., Mapa Silva, I., de Souza Conceição, B., Biancardi Carneiro, E., Rafaela dos Santos Gomes, E., Soares Pontes, K., … Alves Maia, A. (2023). Promoção de Fonoaudiologia Educacional no enfrentamento da pandemia COVID-19 na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Revista Guará, 1(15). https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38388

Edição

Seção

Artigos