Projeto alívio dor orofacial:relato do atendimento fisioterapêutico e odontológico em pacientes com disfunção temporomandibular durante o período de pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38414Palavras-chave:
disfunção temporomandibular; teleatendimento; multiprofissional; educação em saúde; Covid-19.Resumo
Introdução: O projeto Alívio - Dor Orofacial surgiu em 2019 com propósito de atender à demanda de uma condição de saúde muito subdiagnosticada, incapacitante e carente de tratamento especializado: as disfunções temporomandibulares (DTM). A restrição física imposta pela pandemia suspendeu os atendimentos presenciais, porém iniciou-se teleatendimentos visando oferecer suporte aos pacientes através de orientação e estratégias de manejo para controle das DTM. Objetivo: Relatar a experiência do projeto Alívio com o teleatendimento durante a Pandemia. Método: Os pacientes eram triados através de formulário online e após sorteio, convidados à consulta por videochamada na plataforma Google Meet, assim como os pacientes que já participavam no modo presencial. Discussão: Cinco pacientes estavam em acompanhamento quando as atividades presenciais foram suspensas e todos continuaram de forma online. No período de isolamento foram realizados 38 atendimentos contemplando 16 pacientes. Durante as sessões online buscava-se incentivar hábitos saudáveis, enfrentamento das crenças limitantes, auto manejo da dor e cessação de hábitos parafuncionais. Conclusões: O teleatendimento foi fundamental para continuidade do tratamento das DTM, uma vez que parte do tratamento consiste em mudança de hábitos e estilo de vida, além de se mostrar útil no dia a dia do projeto mesmo fora do isolamento social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).