Alimentação & Cultura

Diálogos possíveis em tempos de isolamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38418

Resumo

Em razão do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, as mídias/redes sociais se tornaram o principal meio de consumo de informações. Desta forma, procuramos ampliar nosso contato com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, por meio da interface entre Alimentação e Cultura e dos aspectos simbólicos ligados à comida em tempos de isolamento social. Aqui, através do método de relato de experiência buscaremos apontar como atuamos durante a vigência do projeto. Por meio de lives semanais, feitas a partir dos perfis pessoais dos membros da equipe que compunham o projeto, abordamos uma série de ingredientes e práticas alimentares inseridas no consumo cotidiano das pessoas, abordando suas trajetórias históricas e os sentidos de seus usos na contemporaneidade. Ao todo, um público estimado em 5000 pessoas visualizou os diálogos, que ficaram disponíveis nos perfis dos debatedores, e puderam, além de refletir sobre as práticas alimentares em uma perspectiva histórica, repensar as formas de consumos na atualidade, os sentidos implicados na alimentação, assim como o retorno à cozinha como parte do enfrentamento da própria pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Onorato Braga, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2014), filiado a Associação Brasileira de Editores Científicos. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (CNPq) associado ao Laboratório de História, Poder e Linguagens (LHPL/UFES) e integrante do Grupo de Pesquisa de Modernidade Ibérica (GEMI) sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Patrícia M. S. Merlo (UFES), realizando pesquisas com foco na fase pré-crítica Kantiana, Ilustração Lusitana e Patrimônio Alimentar.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Viana Junior, F. S. C., Braga, L. O., & Merlo, P. M. da S. (2022). Alimentação & Cultura: Diálogos possíveis em tempos de isolamento. Revista Guará, 1(14). https://doi.org/10.30712/guara.v1i14.38418

Edição

Seção

Artigos