Experiências de indígenas do Programa de Educação Tutorial - Ações em Saúde
protagonismo e resiliência na universidade durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40938Palavras-chave:
saúde das populações indígenas, povos indígenas, COVID-19, extensão comunitáriaResumo
Este relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas, no período da pandemia de COVID-19, por jovens indígenas universitários no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de São Carlos. O PET - Conexões de Saberes – Indígena – Ações em Saúde foi criado em 2010, composto exclusivamente por universitários indígenas e desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão. Para construção do manuscrito, foram resgatados os materiais produzidos pelo grupo durante os anos de 2020 a 2022, tendo sido escrito por cinco universitários indígenas e dois docentes. Cinco principais atividades foram desenvolvidas: Comunicação Social e Saúde dos Povos Indígenas; PodCast sobre vivências e experiências dos Povos Indígenas no Brasil; Encontros de Saberes Indígenas; Vídeos sobre singularidades indígenas; Rodas de Conversa sobre Saúde dos Povos Indígenas. Dois aspectos valem ser ressaltados: a volta de petianos para suas comunidades de origem criou um canal de comunicação direto com os lugares; a necessidade de atuação virtual possibilitou a participação de pessoas de todo o país. As atividades tiveram protagonismo indígena e deram visibilidade às questões da saúde indígena na universidade, bem como responderam às necessidades das comunidades, evidenciando-se como estratégias de resiliência e respondendo de forma criativa e assertiva aos desafios da pandemia de COVID-19.
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