Experiências de indígenas do Programa de Educação Tutorial - Ações em Saúde

protagonismo e resiliência na universidade durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Willian Fernandes Luna Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-2314-128X
  • Ivanildo da Silva Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Pedro Manuel da Silva Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Raniel Martinha de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Joelson Antonio de Jesus Universidade Federal de São Carlos
  • Claudiana Brazão Lopes Universidade Federal de São Carlos
  • Pedro Augusto Lolli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40938

Palavras-chave:

saúde das populações indígenas, povos indígenas, COVID-19, extensão comunitária

Resumo

Este relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas, no período da pandemia de COVID-19, por jovens indígenas universitários no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de São Carlos. O PET - Conexões de Saberes – Indígena – Ações em Saúde foi criado em 2010, composto exclusivamente por universitários indígenas e desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão. Para construção do manuscrito, foram resgatados os materiais produzidos pelo grupo durante os anos de 2020 a 2022, tendo sido escrito por cinco universitários indígenas e dois docentes. Cinco principais atividades foram desenvolvidas: Comunicação Social e Saúde dos Povos Indígenas; PodCast sobre vivências e experiências dos Povos Indígenas no Brasil; Encontros de Saberes Indígenas; Vídeos sobre singularidades indígenas; Rodas de Conversa sobre Saúde dos Povos Indígenas. Dois aspectos valem ser ressaltados: a volta de petianos para suas comunidades de origem criou um canal de comunicação direto com os lugares; a necessidade de atuação virtual possibilitou a participação de pessoas de todo o país. As atividades tiveram protagonismo indígena e deram visibilidade às questões da saúde indígena na universidade, bem como responderam às necessidades das comunidades, evidenciando-se como estratégias de resiliência e respondendo de forma criativa e assertiva aos desafios da pandemia de COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanildo da Silva Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de graduação em Fisioterapia. Indígena do Povo Baniwa.

Pedro Manuel da Silva Santos, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de graduação em Pedagogia. Indígena do Povo Pankararu.

Raniel Martinha de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Estudante da graduação em Medicina. Indígena do Povo Tikuna.

Joelson Antonio de Jesus, Universidade Federal de São Carlos

Estudante da graduação em Educação Especial. Indígena do Povo Pankararu.

Claudiana Brazão Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Estudante da gradução em Pedagogia. Indígena do Povo Baré.

Pedro Augusto Lolli, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

Fernandes Luna, W., da Silva Ferreira, I., da Silva Santos, P. M., Martinha de Souza, R., de Jesus, J. A., Brazão Lopes, C., & Lolli, P. A. (2023). Experiências de indígenas do Programa de Educação Tutorial - Ações em Saúde: protagonismo e resiliência na universidade durante a pandemia de COVID-19. Revista Guará, 1(16). https://doi.org/10.30712/guara.v1i16.40938

Edição

Seção

Artigos