Conhecer para informar: patrimônio histórico e meio ambiente em Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v2i2.9824Resumo
O estudo objetivou refletir a ação humana sobre o ambiente e a formação sociocultural de Rondônia, Estado novo, embora a presença humana remonte a milênios. “Modernização” e “civilização” personificaram-se em fortificação, telégrafo, ferrovia, urbanismo, indústria e hidrelétricas. Trabalhou-se de forma interdisciplinar o patrimônio histórico e a questão ambiental. Realizou-se aulas de campo, análise fisico-química de águas e solos dos principais rios e ambientes históricos. Criou-se um site e um curta-metragem, detectou-se grande abandono naqueles locais, água ainda potável e solos que apresentam acidez de muito elevada à moderada. Mas, principalmente, despertou-se um sentimento de territorialidade nos alunos envolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Filho, L. I., da Silva, A. A., da Cunha, E. C., Cunha, E. M. F., Sampaio, F. A. R., Júnior, G. A. L., & Giacon, J. F. (2015). Conhecer para informar: patrimônio histórico e meio ambiente em Rondônia. Revista Guará, 2(2). https://doi.org/10.30712/guara.v2i2.9824
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).