Lavradores pomeranos, populações vulneráveis ao câncer de pele no Espírito Santo: relato da experiência de integração ensino-serviço-comunidade.

Autores

  • Rita de Cássia Cunha Rocha UFES
  • João Paulo Auler UFES
  • Luis Fernando Soares de Barros UFES
  • Wallace de Medeiros Cazelli UFES

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9837

Resumo

Há aproximadamente três décadas, o Programa de Assistência Dermatológica aos Lavradores Pomeranos do Espírito Santo é cenário de articulação ensino-serviço-comunidade. Tem-se como objetivo tornar pública a inserção do aluno da Universidade Federal do Espirito Santo, em onze comunidades vulneráveis ao câncer de pele, a qual possibilita uma formação centrada nas realidades concretas e nas necessidades do Sistema Único de Saúde, vivenciado em prática extramuros. A metodologia usada foi o relato de experiência com revisão de literatura. A parceria institucional, como estratégia no desenvolvimento de habilidades dos alunos e no cuidado do paciente, foi relevante no resultado apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Cunha Rocha, UFES

Médica Epidemiologista, Coordenação Estadual da Rede de Atenção aos Cânceres Prevalentes da SES-ES;

João Paulo Auler, UFES

Membro da Associação Albergue Martin Lutero;

Luis Fernando Soares de Barros, UFES

Médico cirurgião- plástico, preceptor da UFES;

Wallace de Medeiros Cazelli, UFES

Odontólogo Sanitarista, Coordenação Estadual de Atenção Primária à Saúde da SES-ES.

Downloads

Como Citar

Rocha, R. de C. C., Auler, J. P., de Barros, L. F. S., & Cazelli, W. de M. (2015). Lavradores pomeranos, populações vulneráveis ao câncer de pele no Espírito Santo: relato da experiência de integração ensino-serviço-comunidade. Revista Guará, 3(3). https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9837

Edição

Seção

Artigos