Programa “Cada doido com sua mania”
Promoção de saúde mental e formação interdisciplinar em instituição aberta para crianças, adolescentes e adultos
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9840Palavras-chave:
Saúde mental, Promoção à saúde, PsicoterapiaResumo
Este programa visa: a promoção de saúde mental; o tratamento interdisciplinar; a implicação e transformação dos pacientes, alunos e profissionais. Esta clínica envolve a construção de projeto terapêutico para cada paciente, constituído por atendimento individual, grupal, familiar e por oficinas terapêuticas. Os serviços que compõem o CACIA UFES são: acolhimento, referenciamento, atendimento individual e familiar, oficinas terapêuticas de comunicação social, contos, expressão, imaginação, métodos e técnicas de utilização e mosaico, modelagem, músicas - letras e pintura. O programa atende crianças, adolescentes e adultos da comunidade universitária e do convênio com o HINSG/SESA, acolhendo todo o tipo de demanda.Downloads
Referências
FREUD Sigmund. A dinâmica da transferência. Edição Standard Brasileira das obras completas de. Rio de Janeiro: Imago, v. XII, 2006, p. 111, 112.
GALLETTI, M.C. Oficina Em Saúde Mental: Instrumento Terapêutico Ou Intercessor Clinico?.Goiânia: Editora da UCG, 2004, p.22.
LACAN, Seminário, livro 8, a transferência[1960-1961] . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982, p. 11.
OAKLANDER, V. Descobrindo crianças; a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus Editorial,1980, p. 85.
MANNONI, M. A criança, sua doença e os outros. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987, p. 21, 65.
MORETTO, C.C. Experiências de uma Equipe Interdisciplinar de Saúde Mental: um estudo psicanalítico, 2008. 123f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Centro de Ciências da Vida) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Campinas, 2008.
SANTOS, MAM, Cutolo LRA. A interdisciplinaridade e o trabalho em equipe no Programa de Saúde da Família. Associação Catarinense de Medicina. 2003;32(4); p. 70.
SCHNEIDER, R. E; TOROSSIAN, S. D. Contos de fadas: de sua origem à clínica contemporânea. Psicologia em revista (Belo Horizonte) vol.15 no.2, Belo Horizonte, 2009, p. 142.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Extensão Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).