Projeto Patronato
A atuação de um projeto extensionista em regime aberto na comarca de Londrina (PR)
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i12.21194Palavras-chave:
Projeto de Extensão, Patronato Penitenciário de Londrina, Execução penal em meio aberto, Setor pedagógicoResumo
O presente artigo tem o intuito de apresentar as ações desenvolvidas por meio do Projeto Patronato – Londrina. O projeto é composto por uma equipe multidisciplinar de graduandos, recém-graduados e orientadores de suas respectivas áreas, a saber: Direito, Psicologia, Administração, Serviço Social e Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (PR) que atuam em um órgão de execução penal de regime aberto, denominado Patronato Penitenciário de Londrina (PLDA). A unidade é responsável pela fiscalização e acompanhamento de egressos e beneficiários com penas e medidas alternativas em meio aberto, como também na assistência e busca para que o público atendido se reconheça como cidadãos de direitos. Respaldando-se em levantamentos de dados do próprio sistema da unidade, e nas vivências dos bolsistas do setor pedagógico deste projeto, apresenta-se uma análise quantitativa e qualitativa em relação ao trabalho e as ações desenvolvidas desde o ano de 2014 quando teve início esse projeto de extensão à 2018. A partir desses dados serão apresentados os resultados obtidos pelo setor da pedagogia neste espaço de tempo na comarca de Londrina.
Downloads
Referências
Brasil. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 (BRASIL, 1996). Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/L12796.htm>. Acesso em: 23 de agosto de 2018.
Arroyo, Miguel G.. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/17.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.
Depiere, Vanessa Cristina; Hauser, Ester Eliana. Ressocialização x reintegração social do apenado: considerações sobre a função da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito. In: SALÃO DO CONHECIMENTO 2015, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23, 2015, Ijuí. Anais... Ijuí, 2015. Disponível em: <https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/viewFile/5391/4568>. Acesso em: 5 maio 2017.
Martins, José de Souza. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2012.
Nogueira Júnior, Gabriel Ribeiro; Marques, Verônica Teixeira. Reinserção Social: para pensar políticas públicas de proteção aos Direitos Humanos. In: Terezinha de Oliveira Domingos; Lidia Maria Ribas; Helena Elias Pinho. (Org.).Direitos Sociais e Políticas Públicas I. Florianópolis: FUNJAB, 2013, v. 1, p. 444-465.
Oliveira, Silvana Barbosa de. Pedagogia e a aplicação das medidas alternativas em meio aberto. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 11, SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE, 2, SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 4. 2013 Curitiba. Anais... Curitiba, 2013. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8347_6376.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.
Palma, Arnaldo de Castro; Rogério, Ivonete; Neves, Lair Celeste Dias. A questão penitenciária e a letra morta da lei. Curitiba: JM Editora, 1997.
Peroni, Vera Maria Vidal. As relações entre o público e o privado nas políticas educacionais no contexto da terceira via. Currículo Sem Fronteiras, [s.l.], v. 13, n.2, p. 234-255, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss2articles/peroni.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.
Rocha, Leliane Aparecida Castro. Projetos Interdisciplinares de Extensão Universitária: ações transformadoras, Mogi das Cruzes: UBC, 2007. 84 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Braz Cubas. Programa de Pós-Graduação em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. Mogi das Cruzes – SP. Disponível em:<http://www.usjt.br/proex/produtos_academicos/leliane_rocha.pdf >. Acesso em: 13/08/2018.
Viriato, Edaguimar Orquizas. Estado, Política Educacional e o Terceiro Setor. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO,1. 2004, Maringá. Anais... Maringá, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Guará adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), segundo a qual os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos submetidos e publicados na revista.
Os autores são responsáveis por declarar que o manuscrito submetido é original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de avaliação simultânea em outro periódico. Após a submissão, os manuscritos passam por processo de avaliação por pares.
Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à Revista Guará o direito de primeira publicação, permanecendo livres para estabelecer acordos adicionais de distribuição não exclusiva da versão publicada (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais ou como parte de obras futuras), desde que seja devidamente reconhecida a autoria e a publicação original na revista.
A Revista Guará incentiva a disseminação ampla dos trabalhos publicados, incluindo sua disponibilização em repositórios institucionais e outras plataformas, como forma de ampliar a visibilidade e o impacto da produção científica.
De acordo com a licença CC BY 4.0, os usuários têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
Esses direitos são irrevogáveis, desde que sejam respeitados os seguintes termos:
- Atribuição — deve ser concedido o devido crédito aos autores, fornecido o link para a licença e indicada a realização de eventuais modificações. A atribuição deve ser feita de maneira razoável, sem sugerir apoio ou endosso por parte dos autores ou da revista ao uso realizado.
A licença não impõe restrições adicionais ao uso do material, não sendo permitido aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que limitem os direitos concedidos pela licença.

