Avaliação da remoção de 17β-Estradiol por caldo enzimático de Pleurotus sajor-caju CCB019
Evaluation of 17β-Estradiol removal by Pleurotus sajor-caju CCB019 enzymatic breath
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v2i1.33523Palabras clave:
Estrogênio, Lacase, Remoção Enzimática, EstradiolResumen
O meio ambiente está cada vez mais contaminado por substâncias químicas não naturais, a maioria delas produzidas por humanos. Alguns desses poluentes têm a capacidade de se ligar aos receptores de estrogênio na célula dos mamíferos, causando efeitos estrogênicos indesejáveis. Estudos anteriores avaliaram a capacidade de remoção de sistemas enzimáticos, mas a relação custo-benefício é um problema destes, uma vez que deve ser aplicada em maior escala. Portanto, alternativas de baixo custo podem ser benéficas, e usar uma enzima não purificada diretamente do caldo enzimático produzido por fungos ligninolíticos é uma delas. Assim, este estudo utilizou o caldo enzimático de Pleurotus sajor-caju CCB019 contendo lacase para remover o 17β-estradiol de uma amostra. Após 1h de tratamento a análise da solução contendo 17β-estradiol e caldo enzimático (pH 6,5, temperatura ambiente) por Cromatografia Gasosa, com detector de ionização de chama, mostrou remoção de 5,81% da concentração inicial e 7,13%, após 2h. O processo catalisado por lacase usando o caldo enzimático mostrou muito pouco potencial para remoção de 17β-estradiol sob essas condições.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.
🔗 Haga clic aquí para acceder a la licencia completa.