Condições higiênico-sanitárias de lanchonetes/restaurantes fast-food no Brasil

Hygienic-sanitary conditions of fast food restaurants in Brazil

Autores

  • Regina Santos Nascimento Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Imunologia, Salvador, Bahia, Brasil.
  • Marcus Vinícius Alves Lima Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v2i2.34587

Palavras-chave:

Higiene, Alimentos, Segurança do Alimento, Restaurante, Condições Sanitárias, Vigilância Sanitária

Resumo

As mudanças ocorridas nas últimas décadas no estilo de vida da população, estimuladas pelo mercado capitalista de grandes empresas do ramo alimentício e influenciadas pela aglomeração populacional em grandes centros urbanos, promoveram uma ascensão do consumo extradomiciliar de alimentos e consequentemente a expansão de estabelecimentos do segmento fast-food. No entanto, a capacidade técnica dos profissionais dos estabelecimentos supracitados no que concerne à higiene não acompanhou a expansão, pois houve um concomitante aumento no percentual de doenças transmitidas por alimentos (DTA) no país. Como as informações sobre as condições de higiene de empreendimentos do tipo fast-food são ainda incipientes e fragmentadas, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise sobre as condições higiênico-sanitárias de lanchonetes ou restaurantes do tipo fast-food no Brasil a partir de uma revisão narrativa de literatura. Foram avaliados trabalhos publicados, desde 1980, prospectados em diversas bases de dados.  De forma holística, a análise dos resultados dos estudos ratifica que as condições higiênicas dos serviços do fast food são insatisfatórias e aponta à necessidade da realização de treinamentos continuados em boas práticas de manipulação de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Santos Nascimento, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Imunologia, Salvador, Bahia, Brasil.

Biomédica pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Ciência pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/BA

Doutoranda em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia

Marcus Vinícius Alves Lima, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduado em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011), especialista em Saúde Pública pela Faculdade Madre Thaís (2013), Citologia clínica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2018) e Estética pelo Núcleo de Especializações em Estética Ana Carolina Puga (2018), mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa da Fundação Oswaldo Cruz - BA (2014). Docente dos departamentos de ciências da saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade Salvador, Faculdade de Tecnologia e Ciências e Universidade Estácio de Sá. Ao longo de toda sua trajetória acadêmica, desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de saúde coletiva, epidemiologia, análises clínicas, estética e imunoparasitologia, com ênfase em imunologia celular.

Downloads

Publicado

29-08-2021

Edição

Seção

Ciências da Saúde