Frequência de parasitoses intestinais em pacientes atendidos em um laboratório privado da cidade de Diamantina (Minas Gerais, Brasil)

Frequency of intestinal parasites in patients seen in 2016 and 2020 in a private laboratory in the city of Diamantina (Minas Gerais, Brazil)

Autores

  • Sâmia Francielle Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniel José Silva Viana Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ana Paula Avelar Seabra Laboratório Emílio Avelar
  • Patrícia Ang´élica Silva Avelar Santos Laboratório Emílio Avelar
  • Ricardo Andrade Barata Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v3i1.37911

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Parasitoses Intestinais, Inquérito Parasitológico, Diamantina

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a frequência de parasitos intestinais em pacientes atendidos em um laboratório particular de análises clínicas da cidade de Diamantina, Minas Gerais, e identificar os principais parasitos correlacionando-os com a faixa etária e sexo. Os exames parasitológicos analisados foram realizados no período de janeiro a dezembro de 2016 e de janeiro a dezembro de 2020, pelos métodos de Hoffman, Pons e Janer, Faust e Willis. Dentre os 6.466 exames parasitológicos analisados, 874 (13,52%) apresentaram ovos e/ou cistos de parasitos intestinais, sendo Entamoeba histolytica/E. dispar (44,46%), Entamoeba coli (31,96%) e Giardia lamblia (19,21%) os mais frequentes. O sexo feminino apresentou a maior porcentagem de positividade (52,40%). O grupo etário que apresentou maior número de indivíduos parasitados foi o de crianças de 0 a 10 anos (24,49%), com o predomínio do parasito G. lamblia. Quanto aos casos de poliparasitismo, a associação mais encontrada foi entre E. coli e E. histolytica/E. dispar. As infecções parasitárias intestinais continuam sendo frequentes na população e se não tratadas constituem um sério problema de saúde coletiva, tornando-se necessário a implementação de medidas de educação em saúde e estratégias de controle destas parasitoses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Edição

Seção

Ciências da Saúde