Trajetórias de puérperas vivendo com o HIV no processo de contraindicação da amamentação
Trajectories of puerperal women living with HIV in the process of contraindication of breastfeeding
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v4i1.39894Palavras-chave:
amamentação, enfermagem, puérpera, vínculo, HIVResumo
Buscou-se conhecer a trajetória das puérperas portadoras do vírus da imunodeficiência humana - HIV em uma maternidade do Amazonas que vivenciam o processo de contraindicação da amamentação. O método foi a história oral de vida com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista formal e focalizada que ocorreu com quatro puérperas no período de julho a outubro de 2017. Para analisar os dados utilizou-se a técnica de análise de discurso. Foram identificadas estruturas denominadas Unidades de Significado, na qual os discursos foram separados por categorias e agrupados de acordo com o seu significado. Foram identificadas 04 categorias presentes nas falas das depoentes: O acolhimento; Impotência; Tristeza; Os cuidadores. Compreender as vivências das puérperas que possuem a contraindicação da amamentação é de fundamental importância para fornecer subsídios para compreensão da vivência, dificuldades e superação que estas mães enfrentam e essa pesquisa colaborou na obtenção de mais conhecimento acerca da temática discutida, favorecendo, assim, uma ampla visão da importância de pesquisas deste cunho para os profissionais de enfermagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.