Investigando o caminho do gás cianídrico da inalação à morte celular: um relato de experiência com alunos do ensino médio
Investigating the pathway of hydrocyanide gas from inhalation to cell death: an experience report with high school students
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47001Palavras-chave:
ensino por investigação, role play, respiração celular, bioquímicaResumo
Este relato de experiência apresenta os resultados da aplicação de um plano de aula desenvolvido para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, do Itinerário Formativo “Esporte, Ciências e suas Linguagens”, com o objetivo de promover a aprendizagem significativa sobre a respiração celular e os efeitos da intoxicação por cianeto. A proposta pedagógica integrou metodologias ativas — ensino por investigação e dramatização (Role Play) — em uma sequência de nove aulas, iniciada com uma situação-problema baseada na tragédia da Boate Kiss. As atividades incluíram a formulação de hipóteses, simulações criadas para representar o transporte de gases no sangue e dramatizações sobre a cadeia transportadora de elétrons, evidenciando o bloqueio causado pelo cianeto. A abordagem proporcionou maior engajamento dos estudantes, favorecendo a compreensão sistêmica dos processos bioquímicos celulares e a relação entre ciência e realidade, além de destacar o papel da mediação docente frente a conteúdos complexos. Os resultados indicam que a contextualização aliada a metodologias interativas pode superar dificuldades conceituais e tornar o ensino da bioquímica mais significativo e acessível.
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