Representações sociais de Brasil e Europa para brasileiros migrantes na Europa

Autores

  • Roberta Rangel Batista Doutoranda em Psicologia - Programa de Pós Graduação em Psicologia / Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Bonomo Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP) e do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i1.11416

Resumo

A Europa tornou-se atrativa para brasileiros que buscam a emigração desde a década de 1980. Este território recebeu grande contingente de imigrantes, principalmente, em função de sua imagem de progresso econômico/social. Contudo, os imigrantes, vistos como categoria minoritária, passaram a ser um ônus para a sociedade europeia. Utilizando-se do aporte teórico da Teoria das Representações Sociais, o presente estudo objetivou conhecer as representações sociais de Brasil e Europa para 180 brasileiros residentes em seis territórios europeus. Foi utilizado um questionário semiestruturado com perguntas formuladas conforme técnica de associação livre. Os resultados mostraram que as representações sociais dos brasileiros a respeito do Brasil e da Europa, com a positivação do território europeu em detrimento do brasileiro, correspondem à função de justificar e orientar o propósito da migração.

Palavras-Chave: Representações Sociais, Brasil, Europa, brasileiros, imigrantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rangel Batista, Doutoranda em Psicologia - Programa de Pós Graduação em Psicologia / Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação (2007-2012) e Mestrado (2012-2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é aluna de Doutorado (2015-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES) e pesquisadora colaboradora da Rede de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social (RedePso/UFES).

Mariana Bonomo, Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP) e do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Graduada e Doutora em Psicologia.

Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP) e do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil. 

Downloads

Publicado

08-05-2016

Como Citar

Rangel Batista, R., & Bonomo, M. (2016). Representações sociais de Brasil e Europa para brasileiros migrantes na Europa. Argumentum, 8(1), 191–208. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i1.11416