Para uma introdução à questão agrária brasileira no pensamento de Caio Prado Júnior

Autores

  • Lucas Bezerra Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i1.19754

Resumo

O objetivo do artigo consiste em realizar uma aproximação introdutória à interpretação de Caio Prado Júnior sobre a questão agrária no Brasil. Localiza-se em sua síntese sobre o “sentido da colonização” uma chave analítica dotada de criatividade e originalidade para a discussão aqui proposta. Com base nessa tese e nas formulações posteriores do historiador em torno da questão agrária, sistematiza-se sua apreensão sobre a economia agrária na constituição e no desenvolvimento da formação brasileira. A exposição contempla as posições de Caio Prado Jr. no chamado “debate agrarista” dos anos 1960, seu entendimento sobre as determinações da exploração agrícola, a natureza das relações de trabalho no campo brasileiro e, enfim, o esboço de sua proposta teórico-política para a reforma agrária. Revisitar esse intérprete clássico de nosso pensamento social crítico constitui um desafio para decifrar dilemas do tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Bezerra, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor substituto do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É vinculado ao Grupo de Pesquisas sobre o Trabalho (GPT) da UFPB e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da UFPE (GET).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-04-2019

Como Citar

Bezerra, L. (2019). Para uma introdução à questão agrária brasileira no pensamento de Caio Prado Júnior. Argumentum, 11(1), 200–212. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i1.19754