Análise da narrativa do Jornal Nacional sobre o lançamento da proposta de reforma trabalhista

Autores

  • Raylton Alves Batista Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.24284

Resumo

Este trabalho realiza a análise da reportagem sobre o lançamento da proposta de reforma trabalhista pelo governo do presidente Michel Temer, veiculada no Jornal Nacional de 22 de dezembro de 2016. Nesse sentido, a análise crítica da narrativa foi o método utilizado para apreender a relação comunicativa entre narrador e telespectador nesta estória específica contada pelo telejornal da TV Globo. A fim de cumprir com essa tarefa, tal análise recompõe a narrativa e os episódios que a integram. Também examina os conflitos presentes e os papéis dos personagens da reportagem. Tal abordagem delineia, ainda, a lógica narrativa e a estratégia argumentativa adotadas no material selecionado. Metanarrativas, que permeiam a reportagem, como pano de fundo, também são objeto da análise empreendida.

Biografia do Autor

Raylton Alves Batista, Universidade de Brasília (UnB)

Cursando mestrado em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPG/FAC/UnB).

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Batista, R. A. (2019). Análise da narrativa do Jornal Nacional sobre o lançamento da proposta de reforma trabalhista. Argumentum, 11(3), 126-139. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.24284