Análise da narrativa do Jornal Nacional sobre o lançamento da proposta de reforma trabalhista

Autores

  • Raylton Alves Batista Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.24284

Resumo

Este trabalho realiza a análise da reportagem sobre o lançamento da proposta de reforma trabalhista pelo governo do presidente Michel Temer, veiculada no Jornal Nacional de 22 de dezembro de 2016. Nesse sentido, a análise crítica da narrativa foi o método utilizado para apreender a relação comunicativa entre narrador e telespectador nesta estória específica contada pelo telejornal da TV Globo. A fim de cumprir com essa tarefa, tal análise recompõe a narrativa e os episódios que a integram. Também examina os conflitos presentes e os papéis dos personagens da reportagem. Tal abordagem delineia, ainda, a lógica narrativa e a estratégia argumentativa adotadas no material selecionado. Metanarrativas, que permeiam a reportagem, como pano de fundo, também são objeto da análise empreendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylton Alves Batista, Universidade de Brasília (UnB)

Cursando mestrado em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPG/FAC/UnB).

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

Batista, R. A. (2019). Análise da narrativa do Jornal Nacional sobre o lançamento da proposta de reforma trabalhista. Argumentum, 11(3), 126–139. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.24284