Percurso do Processo Compositivo de Microcanções CDG na Matriz Curricular do PROLICENMUS

Autores

  • Leonardo de Assis Nunes UFBA
  • Helena de Souza Nunes UFRGS

Resumo

Este artigo procura evidenciar, explicitando e explicando, o percurso do Processo Compositivo de Microcanções CDG, ao longo de cinco interdisciplinas (Espetáculos Escolares e Musicalização, em 2008, Repertório Musicopedagógico, em 2009, e Conjuntos Musicais Escolares e Música Aplicada, em 2010 e 2011) dos eixos Execução Musical e Estruturação Musical, da matriz curricular do curso Licenciatura em Música modalidade a Distância da UFRGS e Universidades Parceiras (PROLICENMUS). Orientações e tomadas de decisão, apresentadas como desafios aos alunos de modo amalgamado aos conteúdos propostos para estudo, estabeleceram caminhos particulares de um processo geral de formação musical criativa. Tal caminho partiu sempre de uma intenção compositiva direcionada e concretizada, primeiramente (em Repertório Musicopedagógico) sob a forma de canções escolares infantis, e posteriormente sob a forma de microcanções (no decorrer de Música Aplicada e Conjuntos Musicais Escolares), com base na Proposta Musicopedagógica CDG (NUNES, 2011).

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Publicado

2015-12-08