TRABALHO COLABORATIVO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ENTRE PROFESSOR REGENTE E PROFESSOR EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Islene da Silva Vieira
  • Mariangela Lima de Almeida

Resumo

A escola pública brasileira tem presenciado, a partir dos anos

2000, um significativo aumento no número de matrículas de alunos público-
alvo da Educação Especial — pessoas com deficiências, transtornos globais

do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação. Torna-se
necessário, então, pensarmos em estratégias que visem a implementação
da inclusão escolar, garantindo, além do acesso, a permanência e a
aprendizagem desse público. Nesse sentido, o trabalho colaborativo
emerge, tanto em documentos legais quanto nas pesquisas educacionais,
como uma possibilidade para viabilizar o processo de inclusão dos alunos
público-alvo da Educação Especial nas escolas, principalmente no que se
refere ao direito de acesso ao conhecimento, na medida em que diferentes
profissionais atuem em parceria para esse objetivo. Objetivamos com essa
pesquisa em andamento compreender os processos de colaboração que se
dão em uma escola municipal da Serra/ES e contribuir com o
desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professor regente e
professor de Educação Especial visando a inclusão escolar na instituição
acompanhada. Para tanto, adotamos nesse estudo a metodologia da
pesquisa-ação-colaborativo-crítica, pois trata-se de um processo de
pesquisa que articula teria e prática, possibilitando que os profissionais da
escola e da universidade compartilhem saberes e produzam, juntos,
conhecimentos. A pesquisa-ação configura-se, assim, para os sujeitos

envolvidos, em um processo de formação e autorreflexão colaborativo-
crítica sobre as próprias práticas docentes. Utiliza-se, como instrumentos e

estratégias de coleta de dados, observação participante, diário de campo,
entrevistas semiestruturadas, questionários abertos, gravações com
posteriores transcrições de áudios. Apresenta-se, como considerações
finais, a pesquisa-ação colaborativo-crítica como uma possibilidade de
fomento do trabalho colaborativo na escola.

Palavras-chave: Inclusão escolar. Trabalho colaborativo. Práticas
inclusivas.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas