A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE RAYMOND DUVAL RELACIONADA AO CONCEITO DE ÂNGULOS ATRAVÉS DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA

Autores

Palavras-chave:

Representações semióticas; lousa digital; ângulos.

Resumo

O presente artigo relata como foi conduzida a abordagem do conteúdo de geometria, especificamente o conceito de ângulos, para uma turma do sétimo ano de uma escola Municipal na cidade de Itabirito/MG. O objetivo do trabalho foi preparar uma aula diferenciada explorando recursos tecnológicos (lousa digital interativa, projetor de multimídia e computador) possibilitando a construção de uma aprendizagem, numa relação dialógica, reflexiva e motivadora. Para tanto, iniciei as atividades com explicações de como utilizar o material concreto dos alunos. Ensinei como medir com régua linhas retas, com transferidor os ângulos, como segurar um compasso para que ele funcionasse efetivamente e com os conceitos básicos armazenados parti para a construção dos ângulos utilizando os comandos digitais. E por fim, durante a etapa explicativa, busquei, através dos registros de representação, identificar os tratamentos e as conversões iluminado pela Teoria das Representações Semióticas de Duval (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, S. F. do& BARROS, D. M. V. B. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias. Digitais interativas. UNICAMP- SP.

DIONIZIO, F. A. Q. & BANDTC. F. O caminho percorrido pela semiótica e a importância dos registros de representação semiótica para a aprendizagem da matemática. Caxias do sul, RS. Anais do IX ANPED SUL, 2012.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Coleção Papirus Educação)

NAKASHIMA, R. H. R., BARROS, D. M. V., AMARAL S. F. do.Ouso pedagógico da lousa digital associado à teoriados estilos de aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem, nº4, Vol 4, outubro de 2009.

Registros de Representação Semiótica http://diadematematica.com/modules/smartsection/item.php?itemid=1 acessado em 14/04/2013

VIEL, M. J. M. & Dias, M. A. SEMIÓTICA: A noção do termo semiótica e o registro de representação semiótica napercepção de professores da Rede Pública de Ensino.UNICSUL:Anais da ANPED. Caxambu, MG, 2006.

Downloads

Publicado

25-07-2020