O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Rocha IF Sertão PE - Campus Petrolina

Palavras-chave:

Licenciatura em Computação, Formação Docente, PIBID

Resumo

Esta pesquisa apresenta o resultado da análise documental de artigos elaborados por alunos de Licenciatura em Computação, que realizaram estudo da aplicação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e das suas contribuições para a formação docente. O estudo pautou-se pelos princípios da pesquisa qualitativa. Os artigos selecionados foram pesquisados no Google Acadêmico. Foram analisados artigos do ano de 2012 a 2019. Os resultados apontaram que o PIBID contribui significativamente para formação docente, na medida em permite fortalecimento dos conhecimentos teóricos, colabora com formação da identidade do professor, amadurecimento e motivação para permanecer no curso e principalmente possibilita ao licenciando a vivencia de experiências práticas fundamentais para superação dos percalços com os quais se depara nas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Cristina C.; CARVALHO, Luciano P. A formação de professores no curso de Licenciatura em Computação: um relato das práticas educacionais de iniciação a docência. Anais do XVIII WE. Rio de Janeiro, 26 a 30 de Novembro de 2012. Disponível em: < https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2083>. Acesso em 20 de out. 2020.

AMORIM, Delza Cristina Guedes; SILVEIRA, Kamila Barreto. Um olhar para o PIBID no IF SERTÃO-PE: desafios e contribuições. In: Trilhas do ensino: Pibid e formação docente no IF Sertão-PE. Petrolina: IF Sertão-PE, 2018. Disponível em: <http://releia.ifsertaope.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/473>. Acesso em: 20 out. 2020.

BISPO, Ellen Regina Morais; NUNES, Edinéia Guimarães; CANABRAVA, Ronilson Pereira; FILHO, Sergio Santos Silva; ANTUNES, Franciano; SILVA, Natália Tripolini Tangerino. Considerações iniciais acerca dos estudos realizados subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Computação município de Alto Araguaia-MT. Janeiro 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267982721_CONSIDERACOES_INICIAIS_ACERCA_DOS_ESTUDOS_REALIZADOS_PELO_SUBPROJETO_PIBID_DO_CURSO_DE_LICENCIATURA_EM_COMPUTACAO_DO_MUNICIPIO_DE_ALTO_ARAGUAIA-MT>. Acesso em: 21 de out. 2020.

CAMBRAIA, Adão Caron; SCAICO, Pasqueline Dantas. Os desafios da Educação em Computação no Brasil: um relato de experiências com Projetos PIBID no Sul e Nordeste do país. Revista Espaço Acadêmico. n 148. set. de 2013. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:XK7cKCmhhO0J:eduem.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/21622/11569+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 15 ago. 2020.

CELESTE, Tony Batista Celeste; AMORIM, Delza Cristina Guedes; CAMELO, Maria Leopoldina Veras. Contribuições do PIBID IF SERTÃO-PE para as licenciaturas de física e química. In: Trilhas do ensino: Pibid e formação docente no IF Sertão-PE. Petrolina: IF Sertão-PE, 2018. Disponível em:<http://releia.ifsertaope.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/473>. Acesso em: 22 out. 2020.

OLIVEIRA, Ednei Nunes de; PAULO, Marco Antonio Rodrigues. Formação de professores à distância: uma experiência realizada com estudantes pibidianos da EAD/UFGD. In: IV Seminário formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola. Dourados – MS, 09 a 11 de setembro de 2019. Disponível em: <https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5718>. Acesso em 23 de out. 2020.

RIBEIRO, Priscilla Maria Bonini. A importância da capacitação de educadores. 2014. Disponível em: <https://www.campograndenews.com.br/artigos/a-importancia-da-capacitacao-de-educadores>. Acesso em: 14 ago. 2020.

SANTOS, Josilda Conceição dos Santos; DAMASCENO, Handherson Leytton Costa, SANTOS, Everton de Jesus. A constituição da identidade docente a partir do PIBID: uma experiência de formação de licenciandos em computação no IFBA- campus Santo Amaro-BA. In: Revista Humanidades e Inovação v.6, n 10, 2019. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1091>. Acesso em: 20 de out. 2020.

SARAIVA, Jovelina de Oliveira. A evasão no curso de Licenciatura em Computação na Universidade Federal Rural Da Amazônia campus Capitão Poço. 2019. Disponível em: <http://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1297/1/A%20evas%C3%A3o%20no%20curso%20de%20licenciatura%20em%20computa%C3%A7%C3%A3o%20na%20Universidade%20Federal%20Rural%20da%20Amaz%C3%B4nia%20campus%20Capit%C3%A3o%20Po%C3%A7o..pdf>. Acesso em: 21 de out 2020.

SÁ-SILVA, Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Ano I - Número I. Jul de 2009. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351>. Acesso em: 23 out. 2020.

SILVA, José Geovane Pinheiro e; ANJOS, Helton John Rodrigues dos; VASCONCELOS, Sandro Olímpio Silva; MEDEIROS, Normandia de Farias Mesquita; MARINHO, Emmanuel Silva. Mídias Digitais e ensino: o uso de ferramentas Google na significação da aprendizagem e formação do bolsista PIBID. In: 24º Seminário Internacional de educação, tecnologia e sociedade: ensino híbrido de 12 a 18 de nov. de 2019. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1476>. Acesso em 20 de out. 2020.

SILVA, Lisania Pereira da; OLIVEIRA, Andreza Matos de; ARAÚJO, Jhonathan. Raciocínio lógico: contextualizando as práticas educativas dos pibidianos junto aos alunos do ensino médio. Anais da Semana de Informática CESIT/UEA. v.7, n.6. Manaus-AM, 2019. Disponível em: < http://anais.seminfo.net.br/index.php/2-uncategorised/63-raciocinio-logico-contextualizando-as-praticas-educativas-dos-pibidianos-junto-aos-alunos-do-ensino-medio>. Acesso em: 20 de out. 2020.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Pesquisa Científica. Site CESAD, 2019. Disponível em: <https://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/11315818082016Pratica_de_Pesquisa_I_Aula_2.pdf>. Acesso em: 10 de out. de 2020.

ZORZO, A. F.; Nunes, D.; MATOS, E.; STEINMACHER, I.; LEITE, J.; ARAUJO, R. M.; CORREIA, R.; MARTINS, S. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, 2017. ISBN 978-85-7669-424-3. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/127-educacao/1155-referenciais-de-formacao-para-cursos-de-graduacao-em-computacao-outubro-2017>. Acesso em 30 de out. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-18