ANÁLISE DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE GOIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Jéssica Almeida Gratão UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Categorias Geográficas, Ensino Fundamental II, Livro Didático

Resumo

O presente trabalho foi realizado para a conclusão do trabalho de curso (2018), e tem como objetivo principal realizar analisar dos diferentes conceitos geográficos na disciplina escolar de Geografia, no Ensino Fundamental II por meio de comparações como eles são apresentados em documentos oficiais como PCN, DCN, BNCC, Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Os conceitos-chaves analisados são: Espaço, Território, Região, Paisagem e Lugar, todos essenciais no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Nesse sentido, busca-se destacar a importância da aprendizagem destes conceitos a partir da realidade do(a) aluno(a) e não apenas fixando a concepção teórica presente nos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL, Ministério da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História (Ensino Fundamental). Brasília: Mec/Sef, 1997.

BRASIL. Secretaria de educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: Mec/Sef, 1998.

BRASIL. Reorientação Curricular Do 1° Ao 9° Ano: Versão Preliminar. Goiânia: 2007, Volume 5.

CARVALHO, A. B.G. PIMENTA, S. A. A Contribuição dos Parâmetros Curriculares para o ensino de geografia. In: Didática e o ensino de Geografia. Campina Grande: Eduep, 2008.

PIMENTA, S. A. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. São Paulo: Cortez, 2001.

GOIÁS, Secretaria da educação. Currículo em debate: expectativas de aprendizagem- convite a Reflexão e à ação. Caderno n.5 Goiânia: See-Go, 2007.

GOIÁS, Secretária da educação. Currículo Referência da Rede Estadual de educação de Goiás. Goiânia/Go, 2015, P. 192- 2015.

LISBOA, S. S. A Importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. In: Revista Ponto de Vista – Vol.4. Universidade Federal de Viçosa. São Paulo, 2007.

SILVA, Maria do Socorro Ferreira; SILVA, Edmilson Gomes. O Ensino da Geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. In: VI Colóquio Internacional: Educação e contemporaneidade. São Cristóvão: SE, 2012.

Downloads

Publicado

25-02-2021