IMPACTOS QUE UMA CRIANÇA SURDA PODE TRAZER À FAMÍLIA

UMA ABORDAGEM TEÓRICA ATRAVÉS DOS ESTÁGIOS DE PIAGET NO CONTEXTO APRENDIZ SURDO

Autores

  • Marcos Moraes Guimarães

Palavras-chave:

Bebê surdo, aquisição da língua, díades, Língua de Sinais - Libras

Resumo

O presente artigo baseia-se nos estágios de Piaget contextualizando o aprendiz surdo. Este trabalho objetiva analisar o processo de aquisição da Língua de Sinais (LIBRAS) pelo bebê surdo, essa pesquisa considerando os Estágios de Piaget para criança surda, em especial, o aprendiz bebê surdo e a qualidade da interação de díades de mães ouvintes e filhos surdos. Para Piaget, o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget chamou de estágios: Estágio sensório – motor, Estágio Simbólico e Estágio Conceptual. A entrevista foi realizada com as Díades Mães ouvintes ou surdas e filhos surdos interagindo em três situações de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática Escolar. Editora Papirus. 2ª Edição, Campinas, SP. 1998.

ARAÚJO, C. C. M., & Lacerda, C. B. F. Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais. Revista Psicologia em Estudo, 2010, 15(4), 695-703

BOSCOLO, C. C., & Santos, T. M. M. A deficiência auditiva e a família: sentimentos e expectativas de um grupo de pais e de crianças com deficiência de audição. Distúrbios da Comunicação, 2005, 17(1), 69-75.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Altas, 2002.

GOODWYN, Susan W.; ACREDOLO, Linda; BROWN, Catherine. Impacto da Gesticulação Simbólica no Desenvolvimento Linguístico Precoce. Journal of Nonverbal Behavior, 2000, 24, 81-103.

MILANI, Sebastião Elias. As ideias linguísticas de Wilhelm von Humboldt. FFLCH/ USP, São Paulo, 1994. Dissertação de Mestrado.

PIAGET, Jean, 1896-1980. Epistemologia genética / Jean Piaget: tradução Álvaro Cabral- 3ªed.- São Paulo: Martins Fontes, 2007 – (Psicologia e pedagogia).

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Editora Forense Universitária. Rio de Janeiro, RJ. 24ª Edição Revista, 2007.

ROSA, V. F. P. C.; ARNOLDI, M. A. G. C. A Entrevista na Pesquisa Qualitativa: Mecanismos para Validação dos Resultados. Editora Autêntica, Belo Horizonte, MG, 2006.

TOMASELLO, M. Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano, São Paulo: Martins Fontes, 342 p.

VILLAAMIL, María Algueró Pérez de. A linguagem dos Sinais para bebês. Disponsível em: <http://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagema-linguagem-dos-sinais-para-os-bebes/>. Acesso em: 24 nov.2015

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem, São Paulo: Martins Fontes, 194p, 2005.

Downloads

Publicado

07-04-2021