PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19

Autores

  • Erivan Coqueiro Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Naiara Porto da Silva Coqueiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Aprendizagem, Covid 19, Ensino Remoto, Pandemia, Prática Pedagógica

Resumo

Neste artigo aborda-se o ensino remoto emergencial (ERE) que possibilita a continuidade das atividades educativas no contexto da pandemia da Covid 19. Logo, diante da presente era digital vivenciada por sujeitos em diversos setores, como a educação, é importante e necessário que a prática pedagógica docente considere as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), os aplicativos online, a internet. Então, advoga-se em prol da formação docente continuada referente a educação online a fim de práticas educativas mais condizentes com a realidade dos estudantes. Ainda, há apontamentos de como utilizar determinados aplicativos no processo de ensino-aprendizagem. Ocorre uma abordagem qualitativa em que há revisão bibliográfica sobre o tema e análise documental referente a leis, pareceres que regem o ERE. Os resultados demonstram que é possível desenvolver práticas educativas remotas que considere as TDICs, os aplicativos online, desde que sejam condizentes com o contexto dos estudantes e que os professores tenham formação para tanto.

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Biografia do Autor

Erivan Coqueiro Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB);
Consultor de sistemas pela Prefeitura de Maetinga-BA; Tutor de Pedagogia da UESB –
Brasil; Membro do Grupo de Estudos Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq)

-ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1636-766X   - E-mail: erivanconsultoria01@gmail.com

Naiara Porto da Silva Coqueiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Especialista em Educação a Distância, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Docente da Prefeitura de Brumado-BA.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0627-5964 - E-mail: nai_016@yahoo.com.br

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UESB
Editor da Revista Práxis Educacional
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1514-6961     -     E-mail: claudionunesba@hotmail.com

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Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Dossiê - Da formação à prática pedagógica