O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA
DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA
Palavras-chave:
ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA DE ASSENTAMENTOS, EVASÃO ESCOLARResumo
Este artigo intitulado de O Ensino Remoto no Contexto da Pandemia: desafios possibilidades e permanência do aluno na escola é uma pesquisa empírica baseada em estudos de referências bibliográficas e nas experiências profissionais de uma gestora que atua em escolas de ensino médio e fundamental no campo, em área de assentamento do MST. O objetivo é analisar o resultado das experiências com o ensino remoto e as estratégias utilizadas pelo governo estadual e municipal para assegurar o vínculo e a permanência do aluno na referida escola. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, por permitir compreender melhor as contradições da realidade social. Como metodologia, foi a adota a pesquisa exploratória por meio de estudos bibliográficos, análise documental e experiências vividas. Os resultados apresentam um índice alto de evasão escolar, pois cerca de aproximadamente 50% dos alunos não participaram das aulas remotas, devido ao seu afastamento em prol do trabalho, bem como a não adequação ao novo modelo de ensino, dadas as dificuldades do acesso às tecnologias digitais e à internet.
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