O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA

Autores

  • LUCIENE ROCHA SILVA SEC/BA
  • ROSILDA COSTA FERNANDES IEED/SEC/BA
  • VANESSA COSTA DOS SANTOS Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • ARLETE RAMOS DOS SANTOS UESB/UESC

Palavras-chave:

ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESCOLA DE ASSENTAMENTOS, EVASÃO ESCOLAR

Resumo

Este artigo intitulado de O Ensino Remoto no Contexto da Pandemia: desafios possibilidades e permanência do aluno na escola é uma pesquisa empírica baseada em estudos de referências bibliográficas e nas experiências profissionais de uma gestora que atua em escolas de ensino médio e fundamental no campo, em área de assentamento do MST. O objetivo é analisar o resultado das experiências com o ensino remoto e as estratégias utilizadas pelo governo estadual e municipal para assegurar o vínculo e a permanência do aluno na referida escola. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, por permitir compreender melhor as contradições da realidade social. Como metodologia, foi a adota a pesquisa exploratória por meio de estudos bibliográficos, análise documental e experiências vividas. Os resultados apresentam um índice alto de evasão escolar, pois cerca de aproximadamente 50% dos alunos não participaram das aulas remotas, devido ao seu afastamento em prol do trabalho, bem como a não adequação ao novo modelo de ensino, dadas as dificuldades do acesso às tecnologias digitais e à internet.

 

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Biografia do Autor

LUCIENE ROCHA SILVA, SEC/BA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Docente da Educação
Básica.

ROSILDA COSTA FERNANDES, IEED/SEC/BA

FERNANDES. Rosilda Costa. Prof.ª Me da educação Básica, Licenciada em Matemática pela UESB Especialista Metodologia da Matemática para o Ensino Fundamental Membro integrantes do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais Diversidade e Educação do Campo e Cidade, com registro na CN\Pq. E-mail fernandesrosildarf19@gmail.com. ORCID,  https//orcid.org - 0000-0003-4640-6084.

VANESSA COSTA DOS SANTOS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Geografia pela UESB. Professora da Secretaria Municipal de Padre Paraíso/MG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/CNPq).

 

ARLETE RAMOS DOS SANTOS, UESB/UESC

SANTOS Arlete Ramos dos. Prof.ª Dr.ª em Educação pela UFMG; Pós Doutorado em Movimentos Sociais e Educação pela UNESP; Prof.ª titular do DCHL/ UESB, e do PPGE/UESC - BRASIL com Pós doutorado em Educação pela UNES; Prof.ª do Programa de Pós Graduação em Educação -  Stricto Sensu; Coordenadora da Residência Pedagógica em Alfabetização na UESB, Coordenadora do Grupo de pesquisa - Movimentos Sociais, Diversidade Educação do Campo e Cidade - GEPEMDECC/UESB. E- mail arlep@hotmail.com. ORCID - https://orcid.org./0000-0003-0217-3805.

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Publicado

04-10-2021

Edição

Seção

Dossiê - Da formação à prática pedagógica