UMA VISÃO POLÍTICO-JURÍDICA SOBRE A PANDEMIA NO BRASIL

PERSPECTIVAS DESCOLONIAIS

Autores

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Eliomar Diniz Faculdade INSTED
  • Karolina Oliveira da Silva Faculdade INSTED
  • Natállia Braga Faculdade INSTED

Palavras-chave:

Direito, Pandemia, Política, COVID-19, Brasil

Resumo

Pensar o mundo pós-pandêmico de maneira descolonial pode ser desafiador para todos, principalmente para o Brasil, país em que a doença causada por um coronavírus altamente transmissível e desconhecido por toda comunidade médica e científica, trouxe situações irreversíveis. Um detalhe é fato, houveram mudanças, verdadeiras transformações que jamais irão retornar ao estado pré-pandêmico, desde o início os países foram orientados a adotar medidas de biossegurança, entre elas o uso de máscaras, o distanciamento social, uso do álcool em gel e o temido “Lockdown”. É fronte essa realidade que nós, acadêmicos da graduação em Direito da faculdade INSTED desenvolvemos este artigo, que versará sobre as transformações causadas pela COVID 19 no âmbito político-jurídico brasileiro, além de proporcionar uma síntese sobre as consequências geradas por essa emergência mundial e as responsabilidades, ações e omissões do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Referências

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso: 27 ago. 2020.

MITY, Izabella. O que mudou no sistema de justiça brasileira com o Covid-19? 2020. Disponível em: https://hubify.com.br/blog/gestao-e-negocios/sistema-de-justica-brasileira. Acesso: 18 de abril de 2021.

Vitor Mendonça Sica, Heitor. Impactos atuais e futuros da pandemia do novo coronavírus no poder judiciário brasileiro: o “novo normal” da justiça. 2020. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2020/05/22/impactos-atuais-futuros-pandemia/. Acesso: 18 de março de 2021.

Downloads

Publicado

14-10-2021

Edição

Seção

Faculdade INSTED