JORNALISMO NO TIKTOK, CHECK!

Autores

Palavras-chave:

TikTok, Jornalismo, CNN Brasil, Estadão, Folha de São Paulo

Resumo

O presente estudo disserta sobre a utilização estratégica da mídia social TikTok no Jornalismo. Questiona-se, então, “Como os profissionais da imprensa estão integrando o TikTok nas rotinas produtivas do jornalismo?”. Para chegar à resposta deste questionamento, este estudo tem como objetivo investigar a atuação e as práticas de comunicação estratégica utilizadas pelos veículos de comunicação CNN Brasil, Estadão e Folha de São Paulo na referida mídia social digital. Pautado em uma metodologia bibliográfica e netnográfica, este artigo elenca os principais teóricos da temática “TikTok no Jornalismo” e, por fim, imerge com os perfis dos jornais supracitados com o propósito de alcançar o objetivo traçado anteriormente. Evidenciou-se que os veículos de comunicação utilizam a plataforma de forma a desenvolver um modelo de produção jornalística para o TikTok, adaptando-se à mídia social e buscando alcançar a geração conectada por meio destes conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre André Santos Pereira, Centro Universitário Estácio de São Luís

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Mídias Digitais pela Faculdade Edufor São Luís. Graduado em Jornalismo pela Faculdade Estácio São Luís.Designer Gráfico na Secretaria de Estado de Industria, Comércio e Energia do Maranhão. Social Media na Rocket Assessoria Digital. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de comunicação, educação e tecnologia, pesquisando principalmente sobre Webjornalismo, Tecnologias Digitais na Educação, Netnografia, Redes e Mídias Sociais Digitais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7442045388405178. E-mail: comunicacao.alexandre@outlook.com

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Membro do corpo editorial da Open Minds International Journal. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos Móveis e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Referências

ALVES, I. Jornalismo no TikTok. Trabalho de Conclusão de Curso Jornalismo - ECA/USP. 2020. Disponível em: <https://www.jornalismoeTikTok.com/>. Acesso em: 11 de dez. 2021.

ANER. TikTok: Pode estar nele o futuro da indústria de notícias? 2020. Disponível em: <https://www.aner.org.br/anj-aner-informativo/TikTok-pode-estar-nele-o-futuro-da-industria-de-noticias.html>. Acesso em: 11 de dez. 2021.

ANJ. Folha segue tendência global e lança perfil no TikTok para dialogar com jovens. 2021. Disponível em: <https://www.anj.org.br/folha-segue-tendencia-global-e-lanca-perfil-no-TikTok-para-dialogar-com-os-jovens/>. Acesso em: 11 de dez. 2021.

CNN BRASIL. Veículos de imprensa invadem o TikTok para atrair a geração Z. 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/veiculos-de-imprensa-invadem-o-TikTok-para-atrair-a-geracao-z/ >. Acesso em: 11 de dez. 2021.

CNN BRASIL. Perfil no TikTok @cnnbrasil. 2021. Disponível em: <https://www.TikTok.com/@cnnbrasil >. Acesso em: 11 de dez. 2021.

ESTADÃO. Perfil no TikTok @estadao. 2021. Disponível em: <https://www.TikTok.com/@estadao >. Acesso em: 11 de dez. 2021.

FERREIRA, V. S. Um olhar geracional sobre a produção jornalística multimídia: práticas laboratoriais e engajamento multiplataforma. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo - REBEJ. Brasília, v. 11, n.28, p.147-162, jun. 2021.

FOLHA. Folha lança perfil no TikTok para falar com o público jovem. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/tec/2021/08/folha-lanca-perfil-no-TikTok-para-falar-com-o-publico-jovem.shtml >. Acesso em: 11 de dez. 2021.

FOLHA. Perfil no TikTok @folha. 2021. Disponível em: <https://www.TikTok.com/@folha >. Acesso em: 11 de dez. 2021.

FGV. Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV. 2021. Disponível em: <https://portal.fgv.br/noticias/brasil-tem-dois-dispositivos-digitais-habitante-revela-pesquisa-fgv?utm_source=portal-fgv&utm_medium=fgvnoticias&utm_campaign=fgvnoticias-2021-05-25>. Acesso em: 11 de dez. 2021.

HEB, A. Cómo aprovechar la popularidad de TikTok para generar vídeos noticiosos sin perder rigurosidad periodística. 2020. Disponível em: <https://laboratoriodeperiodismo.org/como-aprovechar-la-popularidad-de-TikTok-para-generar-videos-noticiosos-sin-perder-rigurosidad-periodistica/ >. Acesso em: 11 de dez. 2021.

KOZINETS, R. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LONGHI, R. R. Por que o jornalismo tem que começar a considerar o TikTok? 2021. Disponível em: <https://medium.com/nephi-jor/por-que-o-jornalismo-tem-que-come%C3%A7ar-a-considerar-o-TikTok-e649f6d4af16>. Acesso em: 11 de dez. 2021.

MONTEIRO, J. C. S. TikTok como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 2, p. 05-20, 2020.

PEREIRA, A. A. S.; MONTEIRO, J. C. S. A netnografia como método de estudo do comportamento em ambientes digitais. In: OLIVEIRA, A. C. A. et al. (Orgs.). Anais do III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult. III ed. São Luís: EDUFMA, 2020, v. 3, p. 172-180.

SILVA, J.; PINTO, A. Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. Rio de Janeiro: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2019.

TIC 2019. Pesquisa TIC domicílios 2019: principais resultados. 2019. Disponível em: <https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf >. Acesso em: 11 de dez. 2021.

TORRE, R. J. É cedo para estabelecer definições sobre a relação entre jornalismo e TikTok. 2020. Disponível em: <https://objethos.wordpress.com/2020/08/24/e-cedo-para-estabelecer-definicoes-sobre-a-relacao-entre-jornalismo-e-TikTok/>. Acesso em: 11 de dez. 2021.

Downloads

Publicado

31-12-2021