JORNALISMO NO TIKTOK, CHECK!
Palavras-chave:
TikTok, Jornalismo, CNN Brasil, Estadão, Folha de São PauloResumo
O presente estudo disserta sobre a utilização estratégica da mídia social TikTok no Jornalismo. Questiona-se, então, “Como os profissionais da imprensa estão integrando o TikTok nas rotinas produtivas do jornalismo?”. Para chegar à resposta deste questionamento, este estudo tem como objetivo investigar a atuação e as práticas de comunicação estratégica utilizadas pelos veículos de comunicação CNN Brasil, Estadão e Folha de São Paulo na referida mídia social digital. Pautado em uma metodologia bibliográfica e netnográfica, este artigo elenca os principais teóricos da temática “TikTok no Jornalismo” e, por fim, imerge com os perfis dos jornais supracitados com o propósito de alcançar o objetivo traçado anteriormente. Evidenciou-se que os veículos de comunicação utilizam a plataforma de forma a desenvolver um modelo de produção jornalística para o TikTok, adaptando-se à mídia social e buscando alcançar a geração conectada por meio destes conteúdos.
Downloads
Referências
ALVES, I. Jornalismo no TikTok. Trabalho de Conclusão de Curso Jornalismo - ECA/USP. 2020. Disponível em: <https://www.jornalismoeTikTok.com/>. Acesso em: 11 de dez. 2021.
ANER. TikTok: Pode estar nele o futuro da indústria de notícias? 2020. Disponível em: <https://www.aner.org.br/anj-aner-informativo/TikTok-pode-estar-nele-o-futuro-da-industria-de-noticias.html>. Acesso em: 11 de dez. 2021.
ANJ. Folha segue tendência global e lança perfil no TikTok para dialogar com jovens. 2021. Disponível em: <https://www.anj.org.br/folha-segue-tendencia-global-e-lanca-perfil-no-TikTok-para-dialogar-com-os-jovens/>. Acesso em: 11 de dez. 2021.
CNN BRASIL. Veículos de imprensa invadem o TikTok para atrair a geração Z. 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/veiculos-de-imprensa-invadem-o-TikTok-para-atrair-a-geracao-z/ >. Acesso em: 11 de dez. 2021.
CNN BRASIL. Perfil no TikTok @cnnbrasil. 2021. Disponível em: <https://www.TikTok.com/@cnnbrasil >. Acesso em: 11 de dez. 2021.
ESTADÃO. Perfil no TikTok @estadao. 2021. Disponível em: <https://www.TikTok.com/@estadao >. Acesso em: 11 de dez. 2021.
FERREIRA, V. S. Um olhar geracional sobre a produção jornalística multimídia: práticas laboratoriais e engajamento multiplataforma. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo - REBEJ. Brasília, v. 11, n.28, p.147-162, jun. 2021.
FOLHA. Folha lança perfil no TikTok para falar com o público jovem. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/tec/2021/08/folha-lanca-perfil-no-TikTok-para-falar-com-o-publico-jovem.shtml >. Acesso em: 11 de dez. 2021.
FOLHA. Perfil no TikTok @folha. 2021. Disponível em: <https://www.TikTok.com/@folha >. Acesso em: 11 de dez. 2021.
FGV. Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV. 2021. Disponível em: <https://portal.fgv.br/noticias/brasil-tem-dois-dispositivos-digitais-habitante-revela-pesquisa-fgv?utm_source=portal-fgv&utm_medium=fgvnoticias&utm_campaign=fgvnoticias-2021-05-25>. Acesso em: 11 de dez. 2021.
HEB, A. Cómo aprovechar la popularidad de TikTok para generar vídeos noticiosos sin perder rigurosidad periodística. 2020. Disponível em: <https://laboratoriodeperiodismo.org/como-aprovechar-la-popularidad-de-TikTok-para-generar-videos-noticiosos-sin-perder-rigurosidad-periodistica/ >. Acesso em: 11 de dez. 2021.
KOZINETS, R. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LONGHI, R. R. Por que o jornalismo tem que começar a considerar o TikTok? 2021. Disponível em: <https://medium.com/nephi-jor/por-que-o-jornalismo-tem-que-come%C3%A7ar-a-considerar-o-TikTok-e649f6d4af16>. Acesso em: 11 de dez. 2021.
MONTEIRO, J. C. S. TikTok como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 2, p. 05-20, 2020.
PEREIRA, A. A. S.; MONTEIRO, J. C. S. A netnografia como método de estudo do comportamento em ambientes digitais. In: OLIVEIRA, A. C. A. et al. (Orgs.). Anais do III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult. III ed. São Luís: EDUFMA, 2020, v. 3, p. 172-180.
SILVA, J.; PINTO, A. Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. Rio de Janeiro: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2019.
TIC 2019. Pesquisa TIC domicílios 2019: principais resultados. 2019. Disponível em: <https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf >. Acesso em: 11 de dez. 2021.
TORRE, R. J. É cedo para estabelecer definições sobre a relação entre jornalismo e TikTok. 2020. Disponível em: <https://objethos.wordpress.com/2020/08/24/e-cedo-para-estabelecer-definicoes-sobre-a-relacao-entre-jornalismo-e-TikTok/>. Acesso em: 11 de dez. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.