POR DETRÁS DAQUELE MURO
RELATOS E COMPARTILHAMENTO DE ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
EJA, Anos Iniciais, Relatos de Experiências, Planejamento, Novas MetodologiasResumo
O presente artigo é um ensaio de caráter analítico-descritivo e tem como intuito compartilhar experiências vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais, durante o estágio curricular de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, realizado em uma escola municipal desta cidade. O objetivo principal é a socialização de novas metodologias utilizadas na sala de aula, onde através de palavras e frases ditas pelos alunos fomos transformando em temas para o desenvolvimento das atividades, bem como os resultados obtidos a partir da troca de estratégias e métodos utilizados para alfabetização e apropriação do uso da linguagem escrita. Durante este estágio passamos, enquanto dupla, por momentos de conflitos, incertezas e indefinições em relação ao caminho a seguir a fim de contemplar os conteúdos do currículo solicitados pela instituição escolar e trabalhar em uma metodologia nova onde o uso das famosas “folhinhas” em sala de aula deveria dar espaço a novos métodos que contemplasse melhor os saberes oriundos dos Jovens e adultos da EJA e os colocasse verdadeiramente como “sujeitos” do seu próprio conhecimento.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. A educação dos sentidos: Conversa sobre a aprendizagem e a vida. São Paulo: Editora Planeta, 2018. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=mapa+da+cidade+de+pelotas&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR831BR831&oq=mapa+da+cidade+de+pelotas&aqs=chrome..69i57j0l7.7311j0j8&sourceid=chrome&> Acesso em: 22 de novembro de 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 28ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. Editora Educativa. 37ª ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
SANTOS, Vânia da silva. Histórico da EJA no Brasil. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/historico-da-eja-no-brasil/> Acesso em: 5 de dezembro de 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica.1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.