POR DETRÁS DAQUELE MURO

RELATOS E COMPARTILHAMENTO DE ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maurício Aires Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Mariângela Gonçalves Tessmann Universidade Federal de Pelotas
  • Rafael Silveira da Mota Seduc RS

Palavras-chave:

EJA, Anos Iniciais, Relatos de Experiências, Planejamento, Novas Metodologias

Resumo

O presente artigo é um ensaio de caráter analítico-descritivo e tem como intuito compartilhar experiências vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais, durante o estágio curricular de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, realizado em uma escola municipal desta cidade. O objetivo principal é a socialização de novas metodologias utilizadas na sala de aula, onde através de palavras e frases ditas pelos alunos fomos transformando em temas para o desenvolvimento das atividades, bem como os resultados obtidos a partir da troca de estratégias e métodos utilizados para alfabetização e apropriação do uso da linguagem escrita. Durante este estágio passamos, enquanto dupla, por momentos de conflitos, incertezas e indefinições em relação ao caminho a seguir a fim de contemplar os conteúdos do currículo solicitados pela instituição escolar e trabalhar em uma metodologia nova onde o uso das  famosas “folhinhas” em sala de aula deveria dar espaço a novos métodos que contemplasse melhor os saberes oriundos dos Jovens e adultos da EJA e os colocasse verdadeiramente como “sujeitos” do seu próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariângela Gonçalves Tessmann, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas.

Rafael Silveira da Mota, Seduc RS

Mestre em Educação Física. Professor da rede estadual do Estado do RS.

Referências

ALVES, Rubem. A educação dos sentidos: Conversa sobre a aprendizagem e a vida. São Paulo: Editora Planeta, 2018. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=mapa+da+cidade+de+pelotas&rlz=1C1SQJL_pt-BRBR831BR831&oq=mapa+da+cidade+de+pelotas&aqs=chrome..69i57j0l7.7311j0j8&sourceid=chrome&> Acesso em: 22 de novembro de 2019.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 28ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. Editora Educativa. 37ª ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

SANTOS, Vânia da silva. Histórico da EJA no Brasil. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/historico-da-eja-no-brasil/> Acesso em: 5 de dezembro de 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica.1999.

Downloads

Publicado

31-12-2021