A PSICOPEDAGOGIA, A ARTE E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Gabriela Moreles Trindade Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37378

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Arte, Dificuldade de Aprendizagem

Resumo

A psicopedagogia é a ciência que trata dos aspectos que envolvem o sujeito e aprendizagem, considerando seu contexto, suas relações inter/intrapessoais,  seus anseios e suas dificuldades. Desta maneira, o presente trabalho tem como problema de pesquisa as relações entre a psicopedagogia e a arte na aprendizagem de crianças com problemas de aprendizagem sintoma. Em razão disso, analisamos como o aspecto criativo da arte pode auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem sintoma a redescobrir o prazer de aprender. Ademais buscou-se, definir o que são problemas de aprendizagem sintoma; estabelecer como a aprendizagem a psicopedagogia e a arte podem se relacionar no ambiente escolar.  Verificando também, através de um formulário do Google qual o papel que psicopedagogos, da cidade de Bagé no Rio Grande do Sul, atribuem as artes no ambiente escolar. Além disso, esta é uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, sendo também um estudo de caso, visto que, num primeiro momento foi feito o planejamento da pesquisa, o levantamento bibliográfico em livros, periódicos e artigos científicos, para então secundariamente ser feito a coleta dos dados através de um formulário do Google, e por fim a análise e a discussão dos resultados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANTES, Sandra Meire de Oliveira Resende. A arte e o terapêutico na práxis psicopedagógica nas organizações. Constr. psicopedagogia. [online]. 2008, vol.16, n.13 [citado 2019-07-21], pp. 5-21. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542008000100002&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1415-6954.

BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados. Vol. 3, Nº 7, São Paulo, p. 170-182, set./dez. 19 89.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CANÇADO, M. Um estudo sobre a pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 23, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639221.

Craidy, Carmem Maria. Kaercher, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: para que te quero? / Carmem Maria Craidy, Gládis Elise P. da Silva Kaercher, organizadoras. – Porto Alegre. Artmed. 2007

Fernandez, Alicia. Inteligência Aprisionada. Artmed. 1991.

FERNÁNDEZ, Alicia. Os Idiomas do Aprendente. Artmed. 2001

Fernandez, Alicia. Atenção aprisionada: psicopedagogia da capacidade atencional/ Alicia Fernandez; tradução tecnica: Suelci Neusa Kern Hickel, Regina Orgler Sodi. - Porto alegre. Penso, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Exo Experimental, 2009. Tradução: Monica Costa Netto.

RUBINSTEIN, Edith. Da reeducação para a psicopedagoga, um caminhar. In:____ (Org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. cap. 01. p. 17-40.

Sá, Márcia Souto Maior Mourão; Valle, Bertha de Borje Reis do; Delou, Cristina Maria Carvalho et al. / Introdução à Psicopedagogia. Márcia Souto Maior Mourão Sá; Bertha de Borje Reis do Valle; Cristina Maria Carvalho Delou. 2. Ed – Curitiba: IESDE Brasil S.A. , 2008.

Souza, A. S. L. Pensando a inibição intelectual: perspectiva psicanalítica e proposta diagnóstica (pp.35-56). São Paulo: Casa do Psicólogo.(1995).

VIGOTSKI, Liev Semionovich (1998) – Psicologia da Arte. Traduzido do original em russo por Paulo Bezerra. São Paulo, Martins Fontes.

Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman. 2005.

Downloads

Publicado

2022-02-09

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>