INOVAÇÕES E SABERES EXPERIENCIAIS DOS JOVENS EGRESSOS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39150Palavras-chave:
Saberes experenciais. Inovação. JuventudeResumo
Pesquisar a Inovação da educação e saberes experienciais dos jovens egressos, a partir de um programa de ensino médio requer análise crítica da sociedade vigente, ao mesmo tempo discutir proposta alternativa para dar conta de sobreviver num contexto desfavorável á classe trabalhadora. Foi com esse propósito que esta pesquisa se debruçou numa análise crítica e reflexiva em busca de compreender como a inovação se integrou na formação de alunos do ensino Médio junto aos saberes experienciais e quais os desafios que impossibilitaram a sua concretização de fato. Essa pesquisa buscou compreender dialeticamente a dinâmica da sociedade principalmente no contexto das escolas públicas onde estão inseridos a maioria dos jovens da classe trabalhadora, estes constroem saberes experienciais sobrevivendo em uma estrutura social que oprime
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. LUDKE, Menga Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas-São Paulo: EPU,1986.
FRIGOTTO, GAUDÊNCIO. Educação e a crise do Capitalismo real. São Paulo. Cortez, 1995
GARCIA, W.E. (Org.) Inovação educacional no Brasil. S. Paulo: Cortez, 1980.
LEFEBVRE, Henri. Logica formal e logica dialética .5° ed.-Tradução de Carlos Nelson Coutinho-Rio de Janeiro. Civilização Brasileira,2001.
MEC. Portaria Ministerial nº 971, de 09 de outubro de 2009. Institui o Programa Ensino Médio Inovador. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília, 10 de outubro de 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=39 11&Itemid. Acesso em 08 de dezembro de 2020.
MEC. Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília, 22 de novembro de 2013. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/portaria1140 .pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2020.
MEC/SEB. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Programa: Ensino Médio Inovador. Documento Orientador. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf. Acesso em 08 de dezembro de 2020
MARX, Karl. O capital: Critica da economia Política. Livro I. São Paulo, abril cultural, 1983.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Tradução de Alvaro Pina. São Paulo: Global, 1988.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
MEC/SEB. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador. Documento Orientador. Brasília: 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2020.
MOREIRA, Antonio Flávio B.; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA & SILVA (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo, Cortez, 1994.
MOREIRA, A. F. B; CANDAU. V. M. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, SEB, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.