AVALIAÇÃO DA AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO SOBRE BULLYING EM CONTEXTO EDUCATIVO

IMPACTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Silvana Sousa Instituto Politécnico de Bragança
  • Bruno F. Gonçalves CITED, Instituto Politécnico de Bragança
  • Vítor Gonçalves CITED, Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.49115

Keywords:

ACD, Bullying, Educação, Formação de Professores, MOOC

Abstract

Cada vez mais, o bullying torna-se um tópico importante de estudo na vida das crianças e dos jovens, especialmente nos últimos anos. Isso decorre do facto de esta problemática ter-se instalado de forma muito agressiva na vida dos alunos, pais e professores, tornando urgente a necessidade de controlo. Note-se que o bullying pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora, manifestando-se de diversas formas, desde violência física, verbal e psicológica até ao cyberbullying, através do computador e das redes sociais. Com base nesta problemática, considera-se importante estudar o bullying no contexto do ensino básico, uma vez que é fundamental colaborar no estudo e prevenção deste tema, especialmente em idades mais jovens. Este artigo expõe e analisa os resultados da investigação sobre a implementação de um MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) e de uma Ação de Curta Duração (ACD), destinados à formação de docentes sobre a temática do bullying. O estudo envolve a participação de 51 professores, divididos por sessões via Zoom, onde foram avaliadas a assimilação de conteúdos, a organização do curso e a relevância do MOOC. O artigo divide-se em três secções: conhecimento prévio, conhecimento adquirido e avaliação do funcionamento da ACD. Os resultados mostram a importância de iniciativas como esta para o desenvolvimento profissional de professores, em particular no combate ao bullying nas escolas.

References

Afroz, J. M. S., & Husaain, S. (2015). Bullying in elementary schools: Its causes and effects on students. Journal of Education and Practise, 6(19), 43–59.

Alter, P., & Haydon, T. (2017). Characteristics of Effective Classroom Rules: A Review of the Literature. Teacher Education and Special Education: The Journal of the Teacher Education Division of the Council for Exceptional Children, 40(2), 114–127. https://doi.org/10.1177/0888406417700962

Chen, L. M., Wang, L. C., & Sung, Y. H. (2018). Teachers’ recognition of school bullying according to background variables and type of bullying. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, 18, 147–163. https://doi.org/10.7358/ecps-2018-018-chen

Debarbieux, E. (2006). Violência na Escola - Um desafio mundial? Instituto Piaget.

Dwiningrum, S. I. A., Wahab, N. A., & Haryanto. (2020). Creative teaching strategy to reduce bullying in schools. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 19(4), 343–355. https://doi.org/10.26803/ijlter.19.4.20

Gonçalves, B. M. F. (2018a). Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores. 304.

Gonçalves, B. M. F. (2018b). Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores. 304. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/54363

Karatas, H., & Ozturk, C. (2020). Examining the Effect of a Program Developed to Address Bullying in Primary Schools. The Journal of Pediatric Research, 7(3), 243–249. https://doi.org/10.4274/jpr.galenos.2019.37929

Kochenderfer-Ladd, B., & Pelletier, M. E. (2008). Teachers’ views and beliefs about bullying: Influences on classroom management strategies and students’ coping with peer victimization. Journal of School Psychology, 46(4), 431–453. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2007.07.005

Oliveira, L. S. (2012). Uma Revisão de Literatura sobre o Bullying. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Olweus, D. (1993). Bullying at school. . Oxford: Blackwell Publishing .

Olweus, D. (2004). Conductas de acoso y amenaza entre escolares. . Madrid, Morata, 2.

Pšunder, M. (2010). The identification of teasing among students as an indispensable step towards reducing verbal aggression in schools. Educational Studies, 36(2), 217–228. https://doi.org/10.1080/03055690903162192

Rigby, K. (2018). Exploring the gaps between teachers’ beliefs about bullying and research-based knowledge. International Journal of School & Educational Psychology, 6(3), 165–175. https://doi.org/10.1080/21683603.2017.1314835

Sampasa-Kanyinga, H., Roumeliotis, P., & Xu, H. (2014). Associations between Cyberbullying and School Bullying Victimization and Suicidal Ideation, Plans and Attempts among Canadian Schoolchildren. PLoS ONE, 9(7), e102145. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0102145

Published

04-07-2025