DA PAPELADA À NUVEM: OS CAMINHOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA ESCOLA BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.55470/Mots-clés :
Gestão Escolar. Transformação Digital. Tecnologia Educacional. Gestão 4.0. Escolas Brasileiras.Résumé
O presente artigo investiga de que maneira a tecnologia pode atuar como eixo estruturante e auxiliador da gestão escolar, promovendo o aprimoramento das rotinas administrativas e pedagógicas nas instituições de ensino brasileiras. Para fundamentar a discussão, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, pautada em levantamento bibliográfico e documental, utilizando a análise de conteúdo para examinar as contribuições de teóricos da educação e da administração escolar. Os resultados apontam que a automação de processos e o uso de bancos de dados integrados reduzem a sobrecarga operacional das secretarias, otimizam o tempo das equipes e fornecem às diretorias subsídios embasados em evidências concretas para tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas. Conclui-se que a transformação digital na escola cumpre seu papel transformador apenas quando está a serviço de um projeto pedagógico emancipatório, no qual a tecnologia atua para humanizar as relações, aproximar a comunidade e garantir a eficiência institucional.
Références
ALAVARSE, Ocimar Munhoz; SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação em larga escala e gestão escolar: implicações para a qualidade do ensino. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 112-132, set./dez. 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação, diversidade e direitos humanos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230048, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FULLAN, Michael. Liderar a complexidade: mudando a educação de dentro para fora. Porto Alegre: Penso, 2019.
GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso: reflexões sobre a práxis educativa. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2019.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e110725, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
HARGREAVES, Andy. Profissionais em mudança: trabalho e cultura na era da transformação escolar. Porto Alegre: Penso, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternative, 2018.
LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NÓVOA, António. Escola e modernidade: um olhar sobre o futuro da educação. Lisboa: Educa, 2019.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2020.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.
