INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: O QUE NOS REVELAM AS PRODUÇÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE NOS PERIÓDICOS E EVENTOS DE ENSINO DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2006 À 2016

Autores

  • Me. Millena Lima Ferreira Universidade Estadual da Paraíba image/svg+xml
  • Dra. Tânia Maria Goretti Donato Bazante Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.55470/

Palavras-chave:

Afetividade. Motivação. Interação. Ensino Dialógico. Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho analisou as produções sobre interação e motivação nos processos de ensino e aprendizagem em Física, a partir de periódicos e eventos da área entre 2006 e 2016. Buscou-se verificar a existência de estudos que abordassem a afetividade na relação professor-aluno como fator de motivação para aprender Física, bem como a interação construída por meio do ensino dialógico. O objetivo foi contribuir para a reflexão sobre a relevância de discutir a afetividade em sala de aula e o ensino dialógico como elementos motivadores e facilitadores da aprendizagem em Física. Tratou-se de pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa, que analisou as fontes RBEF, IENCI, CBEF, EPEF e SNEF, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que a produção na área ainda mantinha traços fortemente conteudistas, priorizando a teoria física e atribuindo pouca importância à relação professor-aluno no processo de aprendizagem. Os dados revelaram a necessidade de repensar a formação docente e o comprometimento dos espaços de publicação em reconhecer a dimensão pedagógica e afetiva inerente ao ato de ensinar Física. Dessa forma, destacou-se a importância de ampliar o debate sobre aspectos relacionais e motivacionais nos periódicos e eventos, visando uma formação mais humanizada e eficaz no Ensino de Física.

 

Biografia do Autor

  • Me. Millena Lima Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba

     

     

Referências

CAMARGO, Sérgio; NARDI, Roberto. Prática de ensino de Física: Marcas de referenciais teóricos no discurso de licenciados. Artigo. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL147.pdf>. Acesso em: 18 junho 2017.

CODO, WANDERLEY. Educação: carinho e trabalho. Rio de Janeiro; Vozes, 1999.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

FREIRE, PAULO; SHOR, IRA. Medo e ousadia - O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986 (Coleção Educação e Comunicação).

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, 2014.

KOHL, Marta de Oliveira. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1992.

MOREIRA, A. M. Grandes desafios para o ensino da Física na Educação Contemporânea. Artigo. Disponível em: <http://www.if.ufrj.br/~pef/aulas_seminarios/seminarios/2014_Moreira_DesafiosEnsinoFisica.pdf>. Acesso em: 19 junho 2017.

NASCIMENTO, L. R.; PRATTI, R. C. B. Pedagogia da afetividade no processo de ensino aprendizagem. Monografia. Disponível em: <http://serra.multivix.edu.br/wp-content/uploads/2013/04/pedagogia_da_afetividade_no_processo_de_ensino_aprendizagem_rosineia_e_luciola.pdf>. Acesso em: 20 maio 2017.

POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RIBEIRO, L. M.; JUTRAS, F. Representações sociais de professores sobre afetividade. Revista Estudos de Psicologia, nº 23, vol. 1, jan/mar de 2006, p. 39-45. Artigo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v23n1/v23n1a05.pdf>. Acesso em: 22 maio 2017.

SANTOS, A. B.; COSTA, C. H. M. da; VIANA-BARBOSA, J. C.; Interação professor-aluno em sala de aula: uma visão a partir de uma ferramenta para análise de discurso. Artigo. Disponível em: <http://educonse.com.br/2011/cdroom/eixo%206/PDF/Microsoft%20Word%20-%20INTERAcaO%20PROFESSOR-ALUNO%20EM%20SALA%20DE%20AULA.pdf>. Acesso em: 19 junho 2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

VEIGA, I. P. A. Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Downloads

Publicado

14-09-2026