Otimização usando PSO no controle PI de vazão de um túnel de vento atmosférico utilizando a técnica de Gain Scheduling
DOI:
https://doi.org/10.21712/lajer.2016.v3.n2.p30-41Resumo
Em sistemas de gás de queima (flare), que são comumente utilizados como sistemas de segurança e alívio de pressão em ativos produtores de hidrocarbonetos, a sua quantificação é desafiadora, devido características tais como, instalações em grandes diâmetros, necessidade de baixa intrusividade ao processo, variações na composição química do gás, presença eventual de líquidos e a ausência de trechos retos adequados para que os perfis de escoamentos se desenvolvam possibilitando assim a medição de vazão com altas incertezas. Esses fatores contribuem para que a adequação dessa medição aos requisitos da legislação seja um problema tecnológico de elevada relevância. Tendo em vista tais dificuldades, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de aplicar a técnica Gain Scheduled (Controle Adaptativo) em conjunto com a sintonia de um PI a fim de resolver os problemas apresentados. Foi realizada a modelagem do túnel de vento, a implementação do controle PI, a otimização do controle foi feito utilizando Enxame de Partículas (Particle Swarm Optimization) e por fim foi usada a técnica Gain Scheduled para combater a variação da dinâmica do processo. Os resultados mostram que os efeitos devido às oscilações da rotação do soprador foram reduzidos com a otimização do controle da velocidade do escoamento, contribuindo que uma série de fenômenos de interesse de mecânica dos fluidos sejam detectados na presença de um escoamento controlado.Downloads
Referências
Dorf, R. C. and Bishop, R. H. Sistemas de Controle Modernos. 8 ed., LTC, Rio de Janeiro, 2001.
Gomes, S. A. P. Comparação entre Métodos de Identificação de Plantas com Respostas ao Degrau Monotonicamente crescentes e Sintonia de Controladores PID. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br /monografias/monopoli10001117.pdf
Kennedy, J., Eberhart, R. Particle Swarm Optimization. Proc. IEEE Intl.Conf. on Neural Networks, v. 4, p. 1942-1948, 1995.
Libardi, C. C., Romero, O. J. Desenvolvimento de um simulador numérico para o estudo do escoamento de petróleo em meios porosos. Latin American Journal of Energy Research, v. 1, n. 1, p. 10-20, 2014.
Lima, E. S. M. et al, Otimização de um controle pi de vazão de um túnel de vento atmosférico usando algoritmos genéticos para análise experimental do efeito de curvas na medição de vazão de gás de flare. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.
Pereira, J. J. Sintonia do controlador PID, com Algoritmo de Optimização por Grupo de Partículas. Dissertação de Mestrado. Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, 2008.
Pradeep Kannan, D., Sathiamoorthy, S. Implementation of Gain Scheduled PID Controller for a Nonlinear Coupled Spherical Tank Process. International Journal of Mechanical & Mechatronics Engineering, v. 14, n. 6, p. 93-98, 2014.
Segantine, E. J., Pereira, F. A. R., Moura Junior, J. Estudo do escoamento em um separador tubo-ciclônico de instalação no fundo de um poço de petróleo através da fluidodinâmica computacional. Latin American Journal of Energy Research, v. 1, n. 1, p. 54-64, 2014.
Souza, J. O. O. Metaheurísticas Aplicadas na Sintonia de Controladores PID: Estudo de Casos. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. Disponível em: http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/000008/000008E0.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Latin American Journal of Energy Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor, no ato da submissão do artigo, transfere o direito autoral ao periódico.