Proposta de sistema de refrigeração por absorção acionado por gases de escape de diesel geradores para produção de gelo na Amazônia

Autores

  • Lucas Figueiredo Vinente Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Vicente Moreira Rodrigues Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21712/lajer.2022.v9.n2.p1-10

Palavras-chave:

Eficiência energética, Refrigeração por absorção, Comunidades ribeirinhas, Produção de gelo, Pesca, Sistemas isolados

Resumo

O presente trabalho propõe uma ferramenta de análise termodinâmica para projetar sistemas de refrigeração por absorção tendo como fonte quente rejeito térmico de motores de embarcações ou de moto geradores que fornecem energia elétrica em comunidades ribeirinhas na Amazônia. A escassez de energia elétrica nessa região é um fator limitante na conservação de pescado, geralmente feito com uso de gelo, e sendo este produzido por um ciclo que consome eletricidade de forma intensiva uma alternativa pode ser introduzida, possibilitando o uso de energia elétrica para outra finalidade. Neste contexto a análise com base na primeira lei da termodinâmica é feita para um sistema de refrigeração por absorção acionado por escape de diesel geradores. Balanços de massa, energia e concentração foram modelados pelo autor, através do software Engineeting Equation Solver (EES) as propriedades não explicitas foram determinadas evitando-se assim recorrer aos diagramas imprecisos, ao final chega-se a um sistema linear de equações que é resolvido no software Microsoft Excel® a fim de encontrar as variáveis de interesse. O trabalho atestou de acordo com a primeira lei da termodinâmica a possibilidade de aproveitamento de escape e ainda estimou a quantidade de gelo que seria produzida.

Palavras-chave: Refrigeração por absorção, Pescado, Gelo, Escape, Comunidade ribeirinhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Althouse, AD et al (2003) Modern Refrigeration and air conditioning. Illinois: Goodheart-Willcox.

Arora, CP (2013) Refrigeration and air conditioning. New Delhi: McGraw-Hill.

Bowman (2020) ‘Exhaust gas heat exchangers, heat transfer technology from Bowman’. < https://ej-bowman.com/wp-content/uploads/2020/05/Exhaust-Gas-H.E.-Issue-M-English.pdf> (accessed 2 february 2020).

Campos, RAT (2017) Análise termodinâmica de um sistema de refrigeração por absorção para conforto térmico de ambientes. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica), Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Ilha Solteira.

Caterpillar (2020) ‘Diesel generator sets: C1.1’. <https://s7d2.scene7.com/is/content/Caterpillar/CM20200616-37d83-98242> (accessed 10 september 2021)

Çengel, YA, Boles, MA (2013) Termodinâmica. Porto Alegre: McGraw-Hill.

Cunha, KB et al (2018) Acesso aos serviços de energia elétrica nas comunidades isoladas na Amazônia: mapeamento jurídico-institucional. São Paulo: IEMA.

Ferreira, LAR (2018) Dinâmica da atividade pesqueira e fatores espaciais da pesca no município de Alenquer: contribuições para o manejo. Dissertação (Mestrado em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém.

Kuehn, TH et al (1970) Thermal Environmental Engineering. 3 ed. New Jersey: Pearson.

Lima, EMM (2020) A pesca do Acari (Pterygoplichthys pardalis) em sistemas de co-manejo na várzea do Baixo Amazonas, Pará, Brazil-Santarém. Tese (Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém.

Marques, JES (2010) Aplicação da lógica fuzzi no controle da cristalização de um sistema de refrigeração por absorção com par Água-Brometo de lítio. Tese (Doutorado), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

Menna, MRM (2008) Modelagem e Análise de custo de sistemas de refrigeração por absorção. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo.

Moran, MJ, Shapiro, HN (2012) Princípios da Termodinâmica para Engenharia. Rio de Janeiro: LTC.

Napoleão, DAS (2003) Determinação da entropia de mistura amônia e água para aplicações em processos de refrigeração por absorção. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá.

Nascimento, NR (2011) Análise termodinâmica e otimização de um sistema de refrigeração por absorção para conservação de alimentos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (2019) Plano anual da operação energética dos sistemas isolados para 2020. Rio de Janeiro: ONS.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (2022) ‘Mapa dinâmico do SIN’. (accessed 10 january 2022)

Downloads

Publicado

24-12-2022

Como Citar

Figueiredo Vinente, L., & Moreira Rodrigues, V. (2022). Proposta de sistema de refrigeração por absorção acionado por gases de escape de diesel geradores para produção de gelo na Amazônia. Latin American Journal of Energy Research, 9(2), 1–10. https://doi.org/10.21712/lajer.2022.v9.n2.p1-10

Edição

Seção

Eficiência Energética