Modelo matemático para a otimização sustentável em um sistema pátio-porto de granéis sólidos
DOI:
https://doi.org/10.21712/lajer.2025.v12.n2.p1-10Palavras-chave:
Sustainable supply chain, Greenhouse gas emissions (GHG), Stockyard-port system,Resumo
Este artigo aborda o crescente avanço em direção a práticas sustentáveis nas cadeias de suprimentos, impulsionado por exigências regulatórias e pela crescente conscientização dos consumidores. Nesse contexto, a alocação eficiente de pilhas e a otimização de recursos assumem papel central no desempenho operacional dos portos. Além dos desafios operacionais, a gestão da cadeia de suprimentos incorpora agora considerações ambientais relevantes, com destaque para o controle das emissões de CO₂, o que evidencia a urgência da adoção de práticas sustentáveis. Diante desse cenário, o gerenciamento logístico é formulado como um problema de otimização multiobjetivo, cujo objetivo é satisfazer a demanda, aumentar a competitividade e reduzir os impactos ambientais. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de um modelo matemático para a alocação e carregamento de minério de ferro em sistemas pátio-porto, com ênfase na minimização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Os experimentos computacionais demonstram a eficácia do modelo até a instância 14; contudo, a instância 15 apresenta limitações que sugerem a necessidade de abordagens complementares. Conclui-se que o modelo proposto é uma ferramenta relevante para a tomada de decisão em cadeias de suprimentos portuárias, reforçando a importância da sustentabilidade e delineando caminhos promissores para investigações futuras.
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