Modelo matemático para a otimização sustentável em um sistema pátio-porto de granéis sólidos

Autores

  • Arthur Guilherme Siqueira da Silva Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Flávio Lúcio Santos de Carvalho Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Dr. Marcos Wagner Jesus Servare Junior Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21712/lajer.2025.v12.n2.p1-10

Palavras-chave:

Sustainable supply chain, Greenhouse gas emissions (GHG), Stockyard-port system,

Resumo

Este artigo aborda o crescente avanço em direção a práticas sustentáveis nas cadeias de suprimentos, impulsionado por exigências regulatórias e pela crescente conscientização dos consumidores. Nesse contexto, a alocação eficiente de pilhas e a otimização de recursos assumem papel central no desempenho operacional dos portos. Além dos desafios operacionais, a gestão da cadeia de suprimentos incorpora agora considerações ambientais relevantes, com destaque para o controle das emissões de CO₂, o que evidencia a urgência da adoção de práticas sustentáveis. Diante desse cenário, o gerenciamento logístico é formulado como um problema de otimização multiobjetivo, cujo objetivo é satisfazer a demanda, aumentar a competitividade e reduzir os impactos ambientais. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de um modelo matemático para a alocação e carregamento de minério de ferro em sistemas pátio-porto, com ênfase na minimização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Os experimentos computacionais demonstram a eficácia do modelo até a instância 14; contudo, a instância 15 apresenta limitações que sugerem a necessidade de abordagens complementares. Conclui-se que o modelo proposto é uma ferramenta relevante para a tomada de decisão em cadeias de suprimentos portuárias, reforçando a importância da sustentabilidade e delineando caminhos promissores para investigações futuras.

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Biografia do Autor

  • Arthur Guilherme Siqueira da Silva, Centro Universitário Salesiano - UniSales

    Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Salesiano de Vitória - ES.

  • Flávio Lúcio Santos de Carvalho, Centro Universitário Salesiano - UniSales

    Professor no Centro Universitário Salesiano - UniSales  de Vitória, ES.

  • Dr. Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

    Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Engenharia Civil e Doutor em Engenharia Elétrica cursados na mesma Universidade. Durante o doutorado realizou o estágio doutoral sanduíche no Canadá na Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal), especificamente no Groupe d'études et de recherche en analyse des décisions (GERAD), um grupo de pesquisa referência na área de otimização e análise de decisão. Atuou como Diretor Administrativo, Vice-Presidente e Presidente do Conselho Diretor do Rio Branco Atlético Clube. Leciona disciplinas na área de Gestão da Produção e Cadeia de Suprimentos. Pesquisador integrante do Núcleo de Pesquisa em Gestão de Sistemas de Produção - NP GSP - UFES. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Energia como Professor Permanente orientando dissertações e teses na linha de pesquisa Eficiência Energética e coordena o Laboratório de Gestão da Produção orientando trabalhos na área de pesquisa operacional, com foco em otimização de processos produtivos, otimização de sistemas de transportes e otimização na gestão do futebol, a partir da utilização de programação matemática e outras técnicas de otimização.

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Publicado

08/04/2025

Edição

Seção

Engenharias

Como Citar

Modelo matemático para a otimização sustentável em um sistema pátio-porto de granéis sólidos. (2025). Latin American Journal of Energy Research, 12(2), 1-10. https://doi.org/10.21712/lajer.2025.v12.n2.p1-10