Arte sem paixão: aproximações entre a prosa inicial de Machado de Assis e o teatro realista brasileiro

Autores

  • Amanda Rios Herane

Resumo

Estabeleceremos, neste artigo, algumas aproximações entre contos e romances publicados por Machado de Assis nas décadas de 1860 e 1870 e produções do teatro realista brasileiro, desenvolvido no país entre as décadas de 1850 e 1860, sob influência de temas e formas da dramaturgia realista francesa. Como procuraremos mostrar, tanto em peças realistas nacionais quanto na prosa machadiana, encontramos elementos aos quais subjaz a concepção utilitária de que a arte serviria ao aprimoramento social, tais como: o uso do tom didático-moralizante; o posicionamento em relação a problemas então contemporâneos; a crítica aos “excessos” sentimental e imaginativo, entendidos como fatores que perturbariam a adequação dos indivíduos à vida prática e institucional. Esse solo comum pode ser visto como uma das explicações a que se pode remeter a feição ideológica das obras iniciais de Machado de Assis, marcada pela conformidade a padrões sociais, morais e familiares da época.

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