A UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA AFROETNOMATEMÁTICA COM O JOGO MANCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elcielle Bonomo Rocha Machado
  • Naidhila Krauser Santana
  • Caique de Oliveira Miranda
  • Carlos Luís Pereira

Resumo

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar, expor e descrever o jogo Mancala
que pode ser uma ferramenta didática em matemática e outras disciplinas. A inclusão da
História e Cultura Afro-Brasileira é obrigatória nos níveis educacionais Fundamental e
Médio, conforme a Lei nº10.639/03 de 09/01/2003. Justificamos o trabalho por estarmos na
região nordeste do ES, uma região com várias comunidades remanescentes quilombolas e
não notamos a presença de propostas pedagógicas em Matemática que contemplem a lei
supracitada. O problema discutido nesta pesquisa é: ―Como realizar um planejamento
eficiente usando Mancala com a inserção da cultura Afro-Brasileira em aulas de
Matemática?‖. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Como resultado,
observamos que Mancala é um recurso pedagógico aplicado à afroetnomatemática.
Concluiu-se que o jogo Mancala pode ser trabalhado interdisciplinarmente e proporciona a
multiculturalidade de saberes.
Palavras-chave: Afroetnomatemática; Mancala; Educação Matemática.

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Publicado

2019-11-08