A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: O QUE MUDOU NO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DA SERRA/ES

Autores

  • Hileia Araújo de Castro
  • Giovanna de Paula Guimarães

Resumo

Este estudo tem por objeto o modo como o curso de formação continuada em educação para as relações étnico-raciais influencia as práticas didáticas dos professores. Foi realizado a partir de cinco projetos desenvolvidos em escolas da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal de educação da Serra/ES. Utilizamos alguns aportes teóricos, tais como: MUNANGA, BARRETO e ANDRADE, GOMES, FREIRE, PIAGET, CAVALLEIRO, entre outros. Observamos a objetividade de ideias, a metodologia aplicada, a consistência e viabilidade na realização dos projetos ao elaborarmos este artigo. Ao analisar o trabalho dos docentes na escola, observamos o constante diálogo com a construção da identidade negra, combate ao racismo e valorização e orgulho do pertencimento étnico de acordo com as diretrizes nacionais.

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Publicado

2020-02-28