IDEOLOGIA E IMAGINÁRIO EM FUNCIONAMENTO EM DISCURSO VEICULADO POR REVISTA MASCULINA

Autores

  • Adilson Carlos Batista Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Maria Cleci Venturini Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Resumo

Perante as grandes conquistas femininas ocorridas na sociedade, como vem sendo representado o sujeito-masculino, considerando esse novo olhar para o sujeito-mulher. O presente artigo teve como objetivo responder a esse questionamento analisando uma mídia impressa, que também se apresenta como forte produtora de material simbólico. O aporte teórico é a Análise do Discurso, de linha francesa, filiada a Michel Pêcheux, que considera o social e o histórico e enfatiza o sujeito e a ideologia para o discurso como prática.   Nosso objetivo é verificar, nas capas da revista Men´s Health, da editora Abril, e nas cartas do editor que imaginário de sujeito-masculino se constitui a partir desse lugar/veículo e a que formações discursivas esses sujeitos são filiados a partir dos discursos que circulam no veículo em tela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Carlos Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestrando pelo Programa de Pós-gradução em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2014); Epecialista em Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2002);Graduado em Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2000); Graduado em Letras/Inglês pela PUC/Curitiba (2010).

Maria Cleci Venturini, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Passo Fundo (1980), graduação em Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Suas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (1998) , mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, atuando na área de Linguística, com ênfase em Estudos do texto e do discurso. Pesquisadora do Laboratório Corpus - UFSM e coordenadora do Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (LABELL). Líder do grupo de pesquisa Língua & Linguagens (UNICENTRO) e do grupo de pesquisa Interfaces entre Língua e Literatura. Atua no curso de Letras no Mestrado em Letras, da UNICENTRO. Bolsista produtividade da Fundação Araucária.

 

Downloads

Publicado

2016-07-03

Como Citar

BATISTA, A. C.; VENTURINI, M. C. IDEOLOGIA E IMAGINÁRIO EM FUNCIONAMENTO EM DISCURSO VEICULADO POR REVISTA MASCULINA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 57–76, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/10376. Acesso em: 5 dez. 2021.