A Exploração Das Máximas Conversacionais E O Tópico Discursivo Em Comentários Do Perfil @LAERTEGENIAL Do Instagram

Autores

  • Jucélia Azevedo dos santos Silva Ufes
  • Maria da Penha Pereira Lins

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i26.32780

Resumo

Com o advento das novas tecnologias digitais, surgiram também muitas mídias sociais, nas quais seus participantes estão sempre em interação. Com isso, o processo comunicativo acontece de forma diferente do que estávamos habituados, visto que as produções textuais em rede são construídas de forma dinâmica, multimodal e imediata. Esse contexto digital exige dos estudiosos da linguagem um novo olhar sobre o texto, pois a perspectiva de análise textual agora é diferente da até então adotada pela Linguística Textual, em que o texto se apresentava em ordem linear. No espaço virtual, as informações do texto podem se apresentar em ordens variadas. Assim, há também vários modos de interação. Pensando nesse processo interacional e nessa nova perspectiva de texto, este artigo propõe uma interface entre Linguística Textual e Pragmática, buscando um diálogo entre a teoria das implicaturas e a noção de topicalidade. Para tanto, analisamos comentários do perfil do Instagram @laertegenial e observamos de que forma as violações das máximas conversacionais griceneanas aconteceram e como isso afetou o tópico discursivo da interação. Notamos que muitas dessas violações resultaram em ampliação ou desvio do tópico, entretanto isso não comprometeu, necessariamente, a coerência textual. Este trabalho está embasado na Teoria das Implicaturas de Grice (1982); e na noção de topicalidade segundo Fávero (2010), Jubran (2015), Lins (2008) e Koch (1999).

Palavras-chave: Pragmática. Implicatura. Tópico discursivo. Instagram.

 

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

AZEVEDO DOS SANTOS SILVA, Jucélia; PEREIRA LINS, Maria da Penha. A Exploração Das Máximas Conversacionais E O Tópico Discursivo Em Comentários Do Perfil @LAERTEGENIAL Do Instagram. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 26, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i26.32780. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/113-126. Acesso em: 18 abr. 2024.